Artigo | Meditação não é pra mim! – O Grande ABC

Artigo | Meditação não é pra mim!

Coluna da Dra. Silvana Girardi

Esta é uma frase que escuto com frequência em meus atendimentos. Pode ser que você também pense assim, então vale a pena desmistificar a meditação.

Todos nós somos capazes de meditar. Meditar não é ausência de pensamentos. Isso é quase impossível para o homem contemporâneo que se dedica ao fazer e sofre ansiosamente com os resultados que espera no futuro. Meditar é o mesmo que “me dizer”. Você medita quando coloca o foco em uma coisa só. A mente, que é tagarela, vai continuar produzindo pensamentos. O grande lance é você observar a sua mente enquanto medita. Você treina a sua consciência a ouvir o que sua mente repete. Você passa a entender os padrões mentais que te perseguem e este é o grande segredo da vida.

Caminhando você medita. Nas montanhas, no mar, no parque, no transporte público. Você pode escolher a melhor forma e os momentos que abrirá a agenda para fazer a meditação diária! AO meditar você acessa sua intuição, sua essência.

A mente precisa de pausas: – Silenciar. Esvaziar. Relaxar. Acalmar. Através da meditação você entra em contato com você e deixa de lado a sua mente tagarela. Você aprende a questioná-la na hora certa. Você aprende que 90% do que ela reclama foi condicionado ao longo da sua biografia até aqui. Agora você escolhe os pensamentos e sentimentos que lhe farão produtivos na rotina diária.

A meditação é curativa. Estudos recentes mostram que pessoas que sofrem com depressão quando iniciam a pratica da meditação reduzem pela metade os sintomas e partem gradativamente a diminuir a medicação.

Você pode meditar até quando lava louças. Ao ler estas linhas, respire profundamente 3 vezes. Pronto! Você se propôs a trazer sua mente para o presente e sentir a respiração como parte da sua natureza. Ela é sua ferramenta de trabalho rumo a harmonia e ao bem-estar diário. Comece já!

Sobre a autora

A Dra. Silvana Girardi é Psicóloga, Palestrante e Coach. Colunista do Portal O Grande ABC, escreve sobre Desenvolvimento Humano e Profissional, Saúde Mental, Saúde Emocional e Autoconhecimento.