Doria deve anunciar desistência da candidatura à Presidência – O Grande ABC

Doria deve anunciar desistência da candidatura à Presidência

O atual governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), deve anunciar hoje (31/03) a desistência da candidatura à Presidência da República nas eleições de outubro deste ano. A sinalização de que Doria deve desistir da candidatura à Presidência teria pego de surpresa e irritado seu vice, Rodrigo Garcia, que, em protesto, pediu demissão do cargo de secretário de Governo – embora tivesse de deixar o posto de qualquer forma até o fim desta semana para disputar as eleições.

Segundo informações, Doria não tentará a reeleição ao governo do Estado, mas deve seguir como governador até o final de seu mandato. A definição revoltou também aliados de Garcia, que entendem que, no cargo de governador, o atual vice teria a mídia espontânea do cargo e a possibilidade de negociar melhor os apoios, uma vez que teria a “caneta na mão”. Além disso, ele teria dificuldade de desvincular sua imagem à Doria, caso este continue no cargo.

Vitorioso nas prévias do PSDB na disputa contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, Doria atualmente aparece nas pesquisas com 2% das intenções de voto no cenário com 12 candidatos à presidência da República, e com 3% com 5 candidatos, aponta o Ipec.

Leite, por sua vez, mantinha conversas com o PSD e avaliou concorrer ao Palácio do Planalto pelo partido, mas desistiu da mudança. Ele também anunciou nesta semana que renunciará ao cargo de governador e definiu que permanecerá no PSDB. A decisão de Doria, entretanto, favorece o governador gaúcho, que poderá vir a ser o candidato tucano ao Palácio do Planalto.

This will close in 10 seconds