Estrada Velha de Santos é reaberta para visitação a pé – O Grande ABC

Estrada Velha de Santos é reaberta para visitação a pé

A Estrada Caminho do Mar (mais conhecida como a Estrada Velha de Santos), foi liberada novamente para passeios a pé nesta segunda-feira (27). Além do agendamento prévio, agora os visitantes terão que utilizar máscaras e manter distanciamento social.

De acordo com a Fundação Florestal, o acesso permitirá caminhada pelo planalto com descida até o litoral, subida dos Passos de Dom Pedro I rumo à independência e visitas à Calçada do Lorena. Não será permitida a circulação de veículos automotores. Ainda, conforme a administração do parque, o número de visitantes permitidos foi limitado a 30%.

O tempo médio da visita é de 4 a 5 horas e o agendamento pode ser feito através do site da Fundação Florestal, pelo ingressosonline.fflorestal.sp.gov.br ou também pelo pelo telefone (11) 2997-5000, ramal 356 ou 364, com atendimento em horário comercial.

Sobre o Caminho do Mar

Localizado no Parque Estadual Serra do Mar, o Caminhos do Mar fez parte do trajeto de um dos momentos mais importantes da história do Brasil, a Independência. Com uma beleza cênica incomparável, a área abriga um precioso patrimônio natural, remanescente do bioma Mata Atlântica, além de guardar um acervo histórico e cultural que marca períodos importantes da História do país e do Estado de São Paulo. O Caminhos do Mar corresponde à Estrada Velha de Santos, também conhecida como Estrada da Maioridade (1841). Em 1947, com a inauguração da Via Anchieta, a rota passou a ser um trajeto secundário e, em 1985, deixou de ser utilizada como estrada. Em 2004, foi aberta à visitação.

Passeio

Todos os passeios são realizados, obrigatoriamente, com o acompanhamento de monitores cadastrados e capacitados pela Fundação Florestal.

O custo do passeio é de R$ 32 por pessoa, já com acompanhamento de guia. A recomendação é levar água, lanche, repelente, protetor solar, toalha, máquina fotográfica, binóculo, tênis antiderrapante, calça, camiseta, óculos e boné. São isentos da taxa os visitantes abaixo dos 12 e acima dos 60 anos e estudantes tem direito a meia entrada.

This will close in 10 seconds