São Bernardo ganha Comitê de Combate ao Coronavírus – O Grande ABC

São Bernardo ganha Comitê de Combate ao Coronavírus

Em meio aos acontecimentos globais com o aparecimento de um novo vírus, o coronavírus, a Prefeitura de São Bernardo se antecipou aos fatos e criou, a partir desta sexta-feira (31/01), o “Comitê de Combate ao Coronavírus”, que terá a participação de uma equipe multidisciplinar da Saúde e das demais secretarias para, a partir da orientação da secretaria de Saúde do Estado e do Ministério da Saúde, traçar as diretrizes necessárias de prevenção e combate doença na cidade.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, em entrevista coletiva concedida no Salão Nobre da Prefeitura, a prevenção é sempre o melhor caminho e se faz necessária, uma vez que a cidade, logisticamente, recebe muitos visitantes de todos os lugares do mundo, inclusive, as empresas automobilísticas instaladas no município, com parcerias comerciais com a China e demais países atingidos pelo vírus.

“Queremos estar preparados para os desdobramentos da doença, já que o momento é de atenção internacional. Enviaremos um comunicado para todo o mailing das empresas de São Bernardo, que tem grande fluxo de funcionários que viajam para o exterior e são possíveis portas de entrada de transmissão em nosso município, com orientações para que ao menor sinal da doença nos comuniquem e procurem os serviços de Saúde”, declarou  o chefe do Executivo.

LOCALIZAÇÃO – Outro item pautado que serviu para a instauração do comitê é a proximidade do município com o Porto de Santos, no Litoral. O prefeito Orlando Morando enfatizou a grande circulação de produtos de exportação e importação, que passam pela China.

O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, reforçou que não há caso da doença confirmados no Brasil, embora a OMS (Organização Mundial de Saúde) tenha determinado caso de emergência global, e que o ideal é que as pessoas se informem em fontes seguras e adotem hábitos de profilaxia com mais frequência.

“A transmissão destas doenças se dá, muitas vezes, pelo contágio das nossas mãos. Ao tossir, use um lenço descartável e o descarte imediatamente. Lave as mãos com frequência. E caso a pessoa apresente febre, tosse, dificuldade em respirar, e, o mais importante, tenha tido contato com alguém que viajou para países de transmissão, ela deve procurar os equipamentos de Saúde, públicos ou privados”, alertou Dr. Geraldo.

This will close in 10 seconds