Observatório Regional de Políticas Educacionais do ABC articula próximas ações – O Grande ABC

Observatório Regional de Políticas Educacionais do ABC articula próximas ações

Projeto coordenado pela UFABC e pelo Consórcio ABC é o primeiro do gênero no país

A equipe do Observatório Regional de Políticas Educacionais do ABC, o primeiro do gênero no país, promoveu reunião para alinhar as ações que serão desenvolvidas ao longo deste ano. A iniciativa é coordenada pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, com financiamento do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (PPPP/Fapesp).

O encontro ocorreu na terça-feira (23/4) na Secretaria Municipal de Educação de Diadema, com participação da Ação Educativa. O município de Diadema já possui um Observatório da Educação, motivo pelo qual foi escolhido como projeto-piloto para a implementação do Observatório Regional.

Durante a agenda, o Observatório Regional foi apresentado a diferentes setores da Secretaria de Educação do município, todos envolvidos nos processos participativos de monitoramento e avaliação dos planos de educação.

Além da discussão sobre o cronograma de trabalho e as próximas etapas para implementação do Observatório Regional, foi pontuada a necessidade de aprofundar o diagnóstico sobre a educação municipal e de colaborar nos processos formativos, sobretudo voltados à autoavaliação participativa das escolas e à gestão democrática.

Participaram do encontro Salomão Ximenes, professor da UFABC que coordena o Observatório Regional; a equipe de bolsistas da Fapesp, Cláudia Bandeira, coordenadora da Iniciativa De Olho Nos Planos e assessora da Ação Educativa; e a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Educação do Consórcio ABC e secretária da pasta em Diadema, Ana Lucia Sanches, acompanhada da equipe municipal.

“É um importante momento de conexão entre a universidade e os municípios. Essa ação prevista no Plano Regional de Educação e financiada pela Fapesp produzirá reflexões e ferramentas para o acompanhamento dos planos”, afirmou Ana Lucia.