Artigo | As mudanças na paternalidade – O Grande ABC

Artigo | As mudanças na paternalidade

Coluna da Dra. Alexandra de Souza Luz

O papel do pai na sociedade tem se modificado, especialmente nos últimos anos. Tempos atras o pai tinha função educadora e disciplinadora geralmente com rigidez e repressão, cabendo-lhe apenas o papel de provedor do lar. Praticamente não existia interação entre pai e filhos principalmente nos primeiros anos de vida nem participação do pai nos cuidados com a criança.

Contudo, com as profundas mudanças ocorridas na sociedade, o ingresso da mulher no mercado de trabalho e a conquista da independência financeira ocorreram novos arranjos familiares, com significativa mudança nas relações entre homens e mulheres, como a separação entre papéis conjugais e parentais. Neste novo formato igualitário dos papeis masculino e feminino, o homem como marido e pai foi o principal alvo de transformação.

Teorias psicológicas e estudos científicos mostram a importância da figura paterna no desenvolvimento cognitivo e social facilitando a capacidade de aprendizagem e a integração da criança na comunidade bem como no psiquismo infantil, tanto que à criança é assegurado o direito de convivência com o pai, o popularmente “direito de visita”.

O papel paterno de cuidado e de proximidade é de extrema importância, uma vez que pesquisas demonstram que a ausência paterna geralmente tem impacto negativo em crianças e adolescentes, sendo que estes estariam em maior risco para desenvolver problemas de comportamento. Além do fato de tirar da mãe a sobrecarga natural, uma vez que maioria delas trabalham fora e ainda cuidam da casa e dos filhos.

Logo, nítida a mudança na sociedade no que concerne ao papel do pai, cuja legislação acompanha essas mudanças concedendo a eles garantias legais a exemplo da licença paternidade de 05 dias remunerados, ou mais, a depender da empregadora.

Sobre a autora

Alexandra de Souza Luz
Advogada atuante em Direito de Família e Sucessões, é Presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB Subseção Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra, Graduada pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) 2010 a 2014 e atualmente atua como advogada autônoma na área de Família e Sucessões e Direito Civil. Entre 2017 a 2020 Exerceu o cargo de chefe de gabinete parlamentar na Câmara Municipal de Ribeirão Pires, e em 2015 a 2016 Advogou em escritório de advocacia em São Paulo. Inscrita na Ordem dos Advogados – Subseção de São Paulo sob o nº 362.478

Contato: [email protected]

Instagram: Alexandra.luz

Facebook: Alexandra Luz