Diadema firma compromisso por ações integradas à Agenda 2030 da ONU – O Grande ABC

Diadema firma compromisso por ações integradas à Agenda 2030 da ONU

Além da Prefeitura e da Câmara Municipal, a Universidade Federal do ABC também assinou a Carta de Princípios e Compromissos nesta quinta-feira (29/09)

A Prefeitura e a Câmara Municipal de Diadema assinaram, nesta quinta-feira (29/09), a Carta de Princípios e Compromissos pela Agenda 2030. Lançado no final do mês agosto através do Programa Agenda 2030 – Desafios e Caminhos pela Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, com o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o documento é voltado à construção de políticas públicas e ações integradas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Estiveram presentes no evento diversas autoridades, bem como a prefeita interina de Diadema, Patty Ferreira, o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, presidente da Agência, Aroaldo da Silva, presidente da Câmara de Diadema, Josa Queiroz, além de secretários municipais e representantes de entidades e instituições da região.

Entre diversos objetivos, a Carta busca a mobilização, articulação e o fomento de políticas públicas voltadas ao tema, o estabelecimento de estratégias e de uma agenda regional do Grande ABC e a adaptação das metas e indicadores para o contexto brasileiro, buscando avanços reais.

A prefeita interina de Diadema, Patty Ferreira, frisou a importância da união da região para o encaminhamento das ações. “Contar com vocês é muito importante para caminharmos com esse projeto. A compreensão, cooperação e a divulgação da Carta vão cada vez mais aumentar as ações que todos realizam ou podem realizar, por isso o nosso compromisso”, comentou a prefeita.

Para o presidente da Agência, Aroaldo da Silva, o diálogo sobre a Agenda 2030 vai além do tema da sustentabilidade. “Além da questão ambiental, precisamos pensar como será o futuro. Na verdade, o objetivo é melhorar a situação de vida de todos, sem exceção, por isso estamos criando essa sinergia entre as ações do público, do privado e maximizando os resultados na nossa região”, disse Aroaldo.

Presidente da Câmara de Diadema, Josa Queiroz destacou a ação que é feita em conjunto com os setores produtivos e universidades. “É de grande importância alinharmos a tecnologia, sustentabilidade, o desenvolvimento local, regional, com a participação das nossas universidades, para construirmos um futuro melhor”, destacou Josa.

O reitor da UFABC (Universidade Federal do ABC), Dácio Roberto Matheus, também firmou o compromisso pelos objetivos. “A UFABC é patrimônio do Brasil e da região. Por isso, é um prazer unir o trabalho da federal às iniciativas de desenvolvimento ao assinar esse compromisso e também de reafirmar a nossa disposição para unir esforços e desenvolver pesquisas e ações com vistas ao desenvolvimento local e regional”, afirmou Dácio.

O diretor de Desenvolvimento Econômico do Consórcio ABC, Joel Fonseca, reafirmou o compromisso dos prefeitos junto ao Programa. “Uma discussão que tem como meta erradicar a pobreza, educação e saúde de qualidade, não tem como o Consórcio não estar envolvido. Acredito que é criando essa cultura de união, junto à Agência e aos sete prefeitos, que vamos cuidar do nosso Grande ABC”, comentou Joel.

Além da assinatura, as autoridades presentes também acompanharam a apresentação das ações de sustentabilidade da Greentech, empresa do ramo de cosméticos pioneira da biotecnologia vegetal. Damien Lamquet, sócio da empresa, destacou a iniciativa, bem como alguns dos principais focos da empresa na Agenda 2030.

“Hoje a Greentech trabalha com foco em uma indústria mais verde, principalmente na redução de emissão de carbono, bem como na questão de contratação e inclusão de minorias sociais. Nesse sentido, é de suma importância ver que o Grande ABC está reunindo as energias para a construção de iniciativas mais sustentáveis, é disso que o mundo precisa”, comentou Damien, que também assinou a Carta.

Lançada no final do mês agosto através do Programa Agenda 2030 – Desafios e Caminhos, o documento já foi assinado por representantes dos municípios da região, da Agência de Desenvolvimento, do Consórcio ABC, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), bem como diferentes sindicatos, associações e empresas.

This will close in 10 seconds