Artigo | Sustentar as emoções é sinal de inteligência – O Grande ABC

Artigo | Sustentar as emoções é sinal de inteligência

Coluna da Dra. Silvana Girardi

Ninguém vem a este mundo sabendo o que são e como controlar as emoções. Existe um erro a ser corrigido em nossa mente! O erro da anulação emocional.

Em nossa cultura e educação tradicional, aprendemos a reprimir as emoções chamadas de ‘negativas’: raiva, medo, tristeza, nojo etc. Aprendemos a engolir o choro e que a raiva não deve ser expressada! Tudo errado.

As emoções têm direito de expressão! A linguagem é aprendida, assim também são com nossas emoções. Aprendemos a sustentá-las com autoconsciência e prática.

Saber como aplicar técnicas de gestão emocional apropriadas no dia a dia é fundamental para prevenir doenças como depressão ou transtorno de personalidade. Nesse sentido, equilibrar a bola de nossos pensamentos e emoções negativas é sinônimo de bem-estar e saúde. A gestão emocional é uma aprendizagem pessoal, portanto, temos que obter nosso conjunto de ferramentas personalizado: nem tudo o que serve para os outros servirá para nós e vice-versa. Deixo aqui dicas preciosas:

  1. Evite situações, pessoas, conversas que lhe causam ansiedade. Quando não for possível, então enfrente e procure apoio profissional para cuidar da saúde mental.
  2. Coloque sua atenção no que funciona – preste atenção em você mesmo. Quando você olha para o outro e se fixa nele, inicia o dor da comparação. Quem se compara, para!
  3. Lembre-se de se lembrar das suas virtudes e conquistas do passado. Use esta memoria afetiva para situar as suas expectativas no presente.
  4. Quando os pensamentos limitantes te sufocarem, pergunte a sua consciência: – o que de pior pode acontecer? Por exemplo, se você pensa que poderá ser demitido e isso aumenta o medo, adicione uma solução imediata: se eu for demitido, eu posso finalmente iniciar aquele projeto pessoal.
  5. Medite com frequência. Não veremos os resultados na primeira semana e talvez nem mesmo no primeiro mês, mas se praticada de forma regular, a meditação vai acabar oferecendo benefícios.

Mãos na mente! Um abraço, Silvana Girardi.

Sobre a autora

A Dra. Silvana Girardi é Psicóloga, Palestrante e Coach. Colunista do Portal O Grande ABC, escreve sobre Desenvolvimento Humano e Profissional, Saúde Mental, Saúde Emocional e Autoconhecimento.