Artigo | Embriagados de si mesmo – O Grande ABC

Artigo | Embriagados de si mesmo

Coluna da Dra. Silvana Girardi

Quanto tempo no dia você utiliza as redes sociais?

É fato que o avanço tecnológico possibilitou velocidade nos negócios, nas conexões e parcerias. Possibilitou a visibilidade. É fato também que a baixa autoestima, a solidão e o ensimesmamento explodiram em todas as camadas sociais em decorrência da fixação ao mundo virtual.

A tendência é piorar. Infelizmente.

Fugir das ferramentas não é o caminho, mas mergulhar no mundo virtual numa dependência visceral pode ser o mesmo que cavar o seu próprio buraco.

Muita ansiedade e depressão estão nascendo do uso abusivo das redes. É um vício, é bioquímico, então o desmame é gradual e é possível a qualquer pessoa.

Muitas vezes o isolamento, a preguiça de estar com pessoas e encontrá-las é um sintoma produzido pelo vício das redes. E o vício não está nas redes, está na visão turva de uma realidade que você nunca alcança. O mundo virtual não mostra os bastidores. O que você vê ali é apenas 1% do que acontece de verdade na vida da pessoa. Este vício que te adoece é uma ilusão criada.

Cuidado. Observe a si mesmo e suas necessidades individuais diante deste vício.

O mundo está precisando de gente de verdade. Gente que espalha a boa nova e trabalha para cuidar, agregar, curar, amar, respeitar, contribuir, unir no mundo real. No seu mundo. Do jeito que ele é. Nos lugares que você frequenta está a oportunidade que você precisa para se livrar da prisão mental aprendida.

Estamos na era do desaprender. Tem dias que serão mais desafiadores e também haverá dias de glória. Desaprender o que não te faz bem, mas traz prazer imediato dá trabalho, então é preciso decisão! Decida por você, pela sua saúde emocional e comece agora a focar a sua potência em suas metas e projetos. No AO VIVO é que a vida acontece!

Gratidão!

Sobre a autora

A Dra. Silvana Girardi é Psicóloga, Palestrante e Coach. Colunista do Portal O Grande ABC, escreve sobre Desenvolvimento Humano e Profissional, Saúde Mental, Saúde Emocional e Autoconhecimento.