Estudantes e comunidade de São Bernardo caminham juntos na resolução dos problemas da cidade – O Grande ABC

Estudantes e comunidade de São Bernardo caminham juntos na resolução dos problemas da cidade

Entre os pontos mais citados pelos moradores, a insegurança e preocupações com o lixo, foram recorrentes

Na segunda-feira (09/05), alunos do Colégio Anchieta, em São Bernardo do Campo, realizaram uma atividade fora da sala de aula, que envolveu a participação dos moradores do bairro. Com o objetivo de desenvolver a empatia nos estudantes com os problemas da cidade, eles foram provocados a desenvolver projetos para gerar uma transformação social, promovendo uma sociedade sem desigualdade no tratamento com o outro e que esteja articulada com o currículo escolar. 

Os jovens do 6º ao 9º ano fizeram uma caminhada pelo bairro para ouvir os moradores e listar as principais queixas, e com isso, propor soluções que poderiam contribuir para melhoria da qualidade de vida da comunidade. “Notamos que conseguimos proporcionar momentos de reflexão nestes jovens, pois muitos nunca se deram conta de que os problemas que acometem a comunidade também podem atingi-los”, diz Isabella Alchorne da Associação Movimento Futuro, responsável pela aplicação da atividade.

Entre os pontos mais citados pelos moradores, a insegurança e preocupações com o lixo, foram recorrentes. “Além de envolver os jovens na resolução dos problemas da comunidade, a ação também foi importante para trabalhar outras questões socioemocionais, como: colaboração, diálogo, confiança, trabalho em equipe, resiliência, consciência coletiva, autonomia e planejamento”, diz Ana Sofia Oliveira, pedagoga da Associação Movimento Futuro.

A associação, parceira de escolas de São Paulo, desenvolveu uma metodologia inovadora e divertida para trabalhar as habilidades socioemocionais em estudantes com o objetivo de proporcionar uma educação transformadora, fundamental para a preparação do jovem para a vida adulta.

This will close in 10 seconds