Educação Especializada de Ribeirão Pires amplia atendimentos em 2021  – O Grande ABC

Educação Especializada de Ribeirão Pires amplia atendimentos em 2021 

Alunos com necessidades específicas de aprendizado contaram com acompanhamento no ensino regular e suporte das Sala de Recursos 

Os profissionais que atuam na Educação Especializada da rede municipal de Ribeirão Pires realizaram encontro para avaliação do trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo. Professores e estagiários de pedagogia relembraram desafios e conquistas dos últimos 12 meses, marcados pela intensificação de atividades no ensino remoto e a retomada das aulas presenciais, a partir de agosto. 

As chamadas Salas de Recursos garantiram neste ano o atendimento a 170 estudantes com algum tipo de deficiência, transtorno ou necessidade específica de aprendizado, do Infantil ao Fundamental II, no ensino remoto e no presencial. 

Durante o período de pandemia, as atividades promovidas com esses alunos foram adaptadas para ambientes online – chamadas de vídeo, entre outras estratégias. Com a retomada gradativa ao presencial, cumprindo todos os protocolos de prevenção ao coronavírus, os estudantes voltaram a participar das ações dentro das escolas.  

As Salas de Recursos contam com atividades e brincadeiras que estimulam diferentes tipos de habilidades. Para o ensino remoto, os profissionais criaram jogos e materiais adaptados que podiam ser feitos com itens que as famílias das crianças têm em casa.  

“Por vídeos, as professoras ensinaram como confeccionar e utilizar esses materiais para auxiliar tanto no desenvolvimento motor, quanto em outros aspectos que ajudam a criança a ter melhor desenvoltura para o aprendizado nas atividades do ensino regular. Todo esse trabalho foi acompanhado de perto por nossa equipe pedagógica”, explicou a coordenadora da Educação Especializada da Prefeitura, Valquíria Servilha.  

Os professores que atuam nas Salas de Recursos cumprem 44 horas semanais de trabalho, das quais 8 horas serão, a partir desse ano, destinadas à observação dos alunos na sala de aula do ensino regular, para acompanhar, junto com o professor titular, as necessidades e fragilidades das crianças. 

“Temos muito orgulho de todos os profissionais que atuam na Educação Especializada e que por meio de seu trabalho possibilitam aos alunos com algum tipo de necessidade específica de aprendizado melhores condições de assimilar os conteúdos, de participar das atividades em sala de aula, com seus colegas de classe. Essa é a inclusão na prática”, avaliou a secretária de Educação de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco.

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