Moradora de Rio Grande da Serra precisa urgentemente de doação de tipo sanguíneo raro – O Grande ABC

Moradora de Rio Grande da Serra precisa urgentemente de doação de tipo sanguíneo raro

Vitória Kathleen da Silva, de 16 anos, usou suas redes sociais nesta sexta-feira (03/09) para pedir urgentemente doações de sangue para sua mãe, Divannin Gregorio dos Santos, de 59 anos. Moradora de Rio Grande da Serra, Divannin necessita urgentemente da transfusão de um tipo sanguíneo raro, o RH nulo, também conhecido como “sangue dourado”, para evitar a possível perda de parte de um membro por falta de circulação de sangue.

Moradora da Vila Conde, Divannin está internada desde o dia 1º de agosto, diagnosticada com anemia. Após diversas idas à UPA Rio Grande da Serra, a paciente foi encaminhada para o Hospital Nardini, onde foi descoberto que ela possuía o Rh nulo, e que não haveria banco na região por ser um tipo raro. Vitória conta que foi encontrada uma pessoa com o tipo sanguíneo em Minas Gerais, mas a mesma teria desistido de efetuar a doação por motivos desconhecidos. Por isso, os médicos e a família seguem em buscas de doadores.

No momento, Divannin se encontra estável e consciente, internada no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, precisando urgentemente de transfusão do sangue Rh nulo e aguardando um novo doador. Pessoas que possam ajudar a família, podem realizar o contato através dos números 11 97422-8040 (Vitória – Filha) ou 11 93721-5165 (Sidnei – Esposo).

RH nulo: O que é o chamado ‘sangue dourado’, o tipo sanguíneo muito raro
Por ser extremamente difícil de achar, o Rh nulo é apelidado de “sangue dourado”. É hereditário e serve de doador para todos os outros, desde que seja respeitada a compatibilidade do sistema ABO. O sistema sanguíneo tem fenótipos que são A, B, AB ou O, e segue a seguinte lógica: A recebe de A e O, B de B e O, AB de A, B, AB e O, e O, apenas dele mesmo. O Rh entra como um complemento nessa combinação e costuma ser positivo ou negativo. No caso de Divannin, moradora de Rio Grande da Serra, ele é nulo.