SP: Gestão Doria prorroga fase emergencial até dia 11 de abril – O Grande ABC

SP: Gestão Doria prorroga fase emergencial até dia 11 de abril

Por conta da explosão de casos e do colapso do sistema de saúde, gestão estadual decidiu ampliar período das restrições – Foto: Agência Brasil

O vice-governador do Estado de SP, Rodrigo Garcia (DEM), informou que a gestão João Doria (PSDB) decidiu prorrogar até 11 de abril a fase emergencial do Plano São Paulo. O anúncio foi feito quatro horas e meia após Doria apresentar a Butanvac, vacina do Butantan, a primeira produzida totalmente no Brasil.

“Em virtude dos números da pandemia, da insistência da pandemia o governo de São Paulo prorroga até 11 de abril a fase emergencial”, disse Garcia, sobre a fase que teve início no dia 15 de anteriormente terminaria no dia 30 de março.

Nesta sexta (25), o estado de São Paulo registrou 1.193 novas mortes provocadas pela Covid-19, novo recorde em 24 horas desde o início da pandemia. Com a marca, o estado passa de 70 mil vidas perdidas para o coronavírus.

O coordenador do comitê de contingência, Paulo Menezes, afirmou que a expectativa é que ao longo do período ocorra uma redução progressiva no número de casos graves. “Nós temos aqui já ao longo de várias semanas conversado sobre recomendações que o governo tem implementado no sentido de nesse momento reduzir o máximo possível a redução do vírus. Nós tivemos já 9 dias de fase vermelha, seguidos de 12 dias da chamada fase emergencial. A gente começa a ver o resultado, um resultado positivo desse período todo de sacrifício”, disse.

Restrições que entraram em vigor na fase emergencial

  • Atividades religiosas, como missas e cultos, não podem mais ocorrer presencialmente, mas igrejas permanecem abertas.
  • Campeonatos esportivos profissionais, como jogos de futebol, ficam suspensos.
  • Lojas de material de construção não poderão abrir.
  • Teletrabalho passa a ser obrigatório para todas atividades administrativas não essenciais.
  • Comércios não essenciais, como lojas de roupas e restaurantes, não poderão operar com serviço de retirada presencial, apenas delivery (24 horas) ou drive-thru (das 5h às 20h)
  • Fica proibido o uso de parques e praias em todo o estado
  • Toque de recolher passa a ser das 20h às 5h em todo o estado.
  • Os recessos de abril e outubro na rede estadual de ensino serão antecipados

Recomendações da fase emergencial

  • Sugestão de escalonamento do horário de entrada de funcionários da indústria (das 5h às 7h), do comércio (das 9h às 11h) e do setor de serviços (das 7h às 9h) para evitar aglomerações no transporte público.
  • Uso de máscara em ambientes internos, inclusive entre familiares de residências diferentes.
  • Redução das atividades presenciais nas escolas ao mínimo possível.

This will close in 10 seconds