UPA de Ribeirão Pires registra primeiro óbito suspeito por coronavírus – O Grande ABC

UPA de Ribeirão Pires registra primeiro óbito suspeito por coronavírus

A Prefeitura de Ribeirão Pires informou que foi registrado nessa quarta-feira (25/03) óbito suspeito por coronavírus na cidade. A paciente, uma mulher de 67 anos, estava internada na UPA Santa Luzia. A Prefeitura encaminhou para análise do Instituto Adolfo Lutz amostra que será examinada para a verificação da suspeita – se é positiva ou negativa para coronavírus.

Segundo o Paço, todos os procedimentos de segurança e higiene foram adotados pela equipe da UPA para o atendimento da paciente, seguindo rigoroso procedimento de triagem e atendimento na rede municipal.

Ainda sobre o caso, circulou imagem da declaração de óbito da paciente em que consta a informação da causa da morte como “insuficiência respiratória aguda, doença pulmonar obstrutiva crônica, infecção viral COVID-19”. Não há, sem a comprovação de exame laboratorial, como confirmar o óbito por coronavírus. A referência da rede municipal de Ribeirão Pires para a realização desse exame é o Instituto Adolfo Lutz. A Secretaria de Saúde do município está tomando medidas em relação ao procedimento adotado para a emissão da declaração de óbito da paciente. 

Em nota, a Prefeitura lamenta o falecimento da moradora e se solidariza à família. 

No município, entre moradores, foram registrados até o presente momento (25/03) 1 caso positivo de coronavírus, 12 casos descartados e 27 casos suspeitos que seguem em análise. O caso confirmado positivo pelo Instituto Adolfo Lutz é de uma mulher, 38 anos, que atua em unidade de Saúde em São Paulo. A paciente já teve alta e cumpre quarentena em sua residência.

This will close in 10 seconds