Creche de Santo André encerra projeto de trânsito com atividade na rua – O Grande ABC

Creche de Santo André encerra projeto de trânsito com atividade na rua

A ansiedade transparecia no rosto das crianças que, paradas antes da faixa de pedestres, em suas bicicletas, esperavam o sinal do Mister Mão, o simpático personagem das campanhas de educação para o trânsito, para saírem em pedalando na rua da creche Profª Evangelina Jordão Luppi, que fica no bairro Santa Teresinha. A tarde de pura diversão para os alunos da unidade, que atende 320 crianças com idade entre 3 e 5 anos, no entanto, tinha um objetivo muito importante: encerrar de o projeto de educação para o trânsito, na última sexta-feira (28).

“Estamos trabalhando o tema há cerca de 10 dias, por meio de atividades como rodas de conversa e filmes educativos, mas a ideia do projeto surgiu no início do anoletivo, quando estávamos construindo o Projeto Político Pedagógico (PPP) anual da escola, e algumas datas comemorativas foram escolhidas para serem mais aprofundadas com os alunos”, explicou a assistente pedagógica, Fabiana Teixeira Boiani. O Dia Nacional do Trânsito é comemorado no dias 25 de setembro.

“Outro aspecto que essa atividade proporcionou foi uma apropriação do espaço, que poucos alunos já haviam tido a oportunidade de experimentar. São crianças que, na grande maioria, moram em apartamento, poucos andam de bicicleta, e nunca brincaram na rua”, reforçou Fabiana. Para a atividade, a equipe da creche colocou uma faixa de pedestres em frente à saída da escola e um semáforo, além de placas de sinalização ao longo da rua, para reforçar o assunto trabalhado em sala.

A diretora Roberta Cândida Habyak acrescenta mais um benefício da atividade: o aprendizado sobre o exercício da cidadania. “Para que pudéssemos usar a rua, as crianças precisaram ir até as casas vizinhas e explicar a situação para os moradores, ver se eles autorizavam e pegar as assinaturas para um abaixo assinado solicitando a interrupção do tráfego no local”, disse. Para ela, ao participar desta atividade, as crianças apreenderam também sobre a importância do trabalho em equipe, do envolvimento na busca por um objetivo e sobre a necessidade de ouvir a opinião das pessoas e respeitar.

“Foi muito interessante esse trabalho na rua e a comunidade foi muito receptiva a isso, pedindo até a realização de mais atividades como essa. Isso deixa a gente muito feliz. É muito bom a gente poder falar sobre trânsito e ainda dar a oportunidade às crianças de brincarem na rua, o que hoje em dia é muito difícil”, concluiu a professora Fabiana Cardoso dos Santos

This will close in 10 seconds