Mauá é a cidade que mais desmatou na região metropolitana de SP em 2018 – O Grande ABC

Mauá é a cidade que mais desmatou na região metropolitana de SP em 2018

Foto: Roberto Mourão/PMM

A cidade de Mauá foi o campeão de desmatamento de Mata Atlântica na região metropolitana de São Paulo em 2018. A cidade, localizada na região do ABC, desmatou 14 hectares durante ano passado, segundo dados da Fundação SOS Mata Atlântica.

Mogi das Cruzes (11 hectares), Guarulhos(8 hectares), Caieiras (5 hectares) e Suzano (2 hectares) ficaram logo atrás de Mauá.

Apesar de ser ter uma área de 61 quilômetros quadrados de área, considerada pequeno, o município mauaense conseguiu desmatar mais que grandes cidades do estado. Por exemplo: Mogi das Cruzes, com 712 quilômetros quadrados de área, desmatou 11 hectares.

A Prefeitura de Mauá informou em nota que “preserva áreas da Mata Atlântica, e que grande parte delas é situada em parques municipais e mananciais, todas protegidas pela legislação”. E disse ainda que o desmatamento “pode constar em áreas privadas, não inclusas em regiões sob proteção ambiental permanente, onde a indústria da construção civil tem realizado vultuosos investimentos”.

A nota diz ainda que a prefeitura realiza plantios de árvores com frequência, e que plantou 200 ipês amarelos pela cidade no dia 21 de setembro, em comemoração ao Dia da Árvore.

This will close in 10 seconds