Ações educativas marcam Semana Nacional do Trânsito em Ribeirão Pires – O Grande ABC

Ações educativas marcam Semana Nacional do Trânsito em Ribeirão Pires

Foto: João Damásio/PMETRP

A Secretaria de Transportes e Trânsito da Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, tem intensificado durante todo o mês atividades de conscientização para a prevenção de acidentes, celebrando a Semana Nacional do Trânsito, promovida entre os dias 18 e 25 de setembro.

Nessa semana, dias 24, 25 e 26 de setembro, alunos da Escola Municipal Fiorindo Roncon, do bairro Roncon, e da Escola Municipal Irmã Maria Bernadete Bandeira de Seixas, do bairro Quarta Divisão, participaram do projeto “Brincando de Trânsito”.

A ação aborda, de forma lúdica, a introdução aos conceitos de mobilidade urbana. Os alunos brincam e aprendem em minicircuito de trânsito com bicicletas. Na atividade, as crianças aprenderam a importância da travessia segura na faixa de pedestres, por meio do personagem Mister Mão.

Durante todo mês, a Secretaria de Transportes e Trânsito tem realizado bloqueios educativos em vários pontos da cidade. As ações também integram o calendário do programa “Respeito à Vida”, do Governo do Estado.

Entre os dias 21 e 25 de setembro, foi realizada ação conjunta entre Prefeitura e o Detran, na Praça Central da Vila do Doce.  Na programação, que contou com exposição de carro batido e a presença dos personagens da campanha “Foca no Trânsito” e o Mister Mão, os agentes distribuíram materiais educativos, com objetivo de estimular reflexão dos moradores sobre a importância de um comportamento responsável, visando um trânsito mais seguro.

Nessa sexta-feira, dia 27, alunos da Escola Municipal Fiorindo Roncon participam do projeto “Transporte e Cidadania”. A atividade leva os estudantes da rede municipal de ensino à sede da concessionária das linhas de ônibus municipais da cidade, a Rigras.

Nesta ação, as crianças conhecem o funcionamento do ônibus, o sistema municipal de transporte coletivo e a empresa, de modo geral. O projeto tem como objetivo transformar as crianças em multiplicadoras de conhecimento e, com isso, atingir toda a família.

“Trabalhamos a prevenção de acidentes com ações voltadas a todos os moradores, de todas as faixas etárias, sejam elas nas escolas, em empresas, instituições ou mesmo nas ruas de nossa cidade”, afirmou o secretário de Transportes e Trânsito, José Adão Alves.

Escolas Municipais – A Secretaria de Educação, por meio das 33 unidades escolares promoveu na “Semana Nacional do Trânsito” atividades pedagógicas relacionadas à tolerância e ao respeito às leis do trânsito.  A iniciativa faz parte do Calendário Escolar e foi elaborada pelos educadores e executados com o apoio da gestão de ensino.

This will close in 10 seconds