No Dia Mundial da Limpeza, Semasa recolhe resíduos no lago do Pedroso – O Grande ABC

No Dia Mundial da Limpeza, Semasa recolhe resíduos no lago do Pedroso

Dezenas de garrafas, embalagens, canudos e copos plásticos, latas de alumínio, papéis de bala e chocolate, bitucas de cigarros e até panos e cobertores foram recolhidos neste sábado (21), no Parque Natural Municipal do Pedroso, durante uma ação do Dia Mundial da Limpeza, que ocorre simultaneamente em mais de 150 países. Lançado em 2008 na Estônia, o movimento reúne voluntários numa mobilização de 24 horas. O objetivo é conscientizar a população do planeta sobre os problemas que o descarte irregular do lixo causa ao meio ambiente.

“Esse Dia Mundial da Limpeza aqui no Parque do Pedroso contribui do ponto de vista educacional e ambiental para fortalecer as ações do Semasa no sentido de conscientizar a população sobre a necessidade de manter limpos os nossos mananciais e de ter cuidado com o nosso parque. É dessa forma que nós vamos continuar preservando toda essa região”, afirmou o superintendente do Semasa, Almir Cicote.

Em Santo André, agentes de fiscalização ambiental do Semasa acompanharam durante toda manhã os voluntários do Dia Mundial da Limpeza no recolhimento do lixo do Pedroso, enquanto um barco da autarquia foi utilizado para recolher os resíduos jogados nas margens do lago.

Churrasqueiras – Os voluntários atuaram principalmente nas áreas das churrasqueiras e do estacionamento do Parque. A maior parte dos resíduos era material deixado para traz pela própria população que usa o espaço para o lazer, principalmente nos finais de semana, como embalagens de comida, plástica, mas também de isopor, copos e pratos plásticos para refeições, garrafas pet e de vidro e latinhas. Muito deste material estava boiando no lago, preso à vegetação das margens.

“Estamos recolhendo muitos resíduos pequenos, mas que de longe você identifica no meio do mato”, afirmou João Munhoz Júnior, ativista ambiental que trabalha no Parque Central, mostrando pequenos papeis de bala e resíduos de saquinhos. “Falta participação da comunidade que usa o espaço. A lixeira está aqui, mas jogam o lixo no chão”, disse Carlos Barbosa Jesus, que trabalha no Parque Escola. Ao final, os voluntários recolheram 15 sacos de 100 litros de resíduos, que tiveram uma destinação correta e deixaram de poluir o meio ambiente.

A mobilização do Dia Mundial do Meio Ambiente em Santo André foi feita pelo Instituto Lixo Zero Brasil – Santo André e pelo Reciclando Sonhos. Nacionalmente, os organizadores são as entidades LimpaBrasil e Teoria Verde.

This will close in 10 seconds