Mesa-redonda debate efeitos das reformas previdenciária e tributária no Grande ABC – O Grande ABC

Mesa-redonda debate efeitos das reformas previdenciária e tributária no Grande ABC

O impacto das reformas previdenciária e tributária nas cidades que englobam a região do ABC foi colocado em debate na mesa-redonda realizada na última quarta-feira (18), no Hotel Plaza Mayor. Promovido pela Faculdade Pentágono (Fapen) e pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o evento contou com a participação do prefeito Paulo Serra e teve como convidados o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, o ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP) Prof. Dr. Roberto Lobo e do ex-vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Prof. Dr. Fabio Gallo Garcia.

Segundo o prefeito Paulo Serra a recuperação da economia passa pelas reformas que estão em andamento no país. “No âmbito municipal, trouxemos austeridade às contas públicas, recuperamos a saúde financeira de Santo André, reduzimos 80% das dívidas e voltamos a ser um destino atrativo para os investidores. Hoje, somamos mais de R$ 600 milhões em investimentos em obras e infraestrutura”, ponderou.

Para o secretário Evandro Banzato, mesmo que a situação econômica do país e consequentemente a dos estados e municípios não estejam boas, as Prefeituras não podem parar. “Temos procurado enxergar a Secretaria como uma startup para podermos administrar fazendo mais com menos. A situação financeira da cidade era praticamente caótica quando a gestão assumiu e procuramos fazer o máximo possível para evoluir o nível”, disse.

A Prefeitura tem realizado diversas ações que fomentam o desenvolvimento local, como é o caso do Via Rápida Empresa, Parque Tecnológico, Sala do Empreendedor, Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR), Pitch Gov e eventos como o Meeting Empresarial, Prêmio Santo André Excelência em Gestão e Circuito Andreense de Empreendedorismo.

Como resultado, a cidade tem recebido investimentos de pequenos, médios e grandes grupos empresariais. Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), Santo André foi a cidade que mais gerou empregos no ABC nos sete primeiros meses deste ano.

Texto: Renan Muniz

This will close in 10 seconds