UFABC realiza debates para analisar “Future-se”, proposta do MEC para o ensino superior – O Grande ABC

UFABC realiza debates para analisar “Future-se”, proposta do MEC para o ensino superior

Foto: Vinicius Alves

A UFABC realizou novo debate sobre a iniciativa denominada “Future-se”, do Ministério da Educação (MEC). O evento “Future-se? A universidade pública brasileira entre impasses e promessas” ocorreu em 12 de agosto e foi liderado pelo Fórum Permanente de Políticas Educacionais da UFABC, com apoio da Associação Docente, dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas e em Economia Política Mundial e do Grupo de Pesquisa em Direito à Educação, Políticas Educacionais e Escola. Organizado como uma ação de extensão universitária e apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), o debate foi composto por três mesas.

Sob o título “Universidade pública e conjuntura política”, a primeira mesa foi mediada pela professora Vanessa Elias de Oliveira (Bacharelado em Políticas Públicas) e contou com a participação do reitor Dácio Matheus, bem como de Maria Paula Dallari Bucci, docente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e ex-secretária de Educação Superior do MEC (2008-2010).

Intitulada “Gestão do ensino superior brasileiro: contornos jurídicos, organizações sociais e comparações internacionais”, a segunda mesa foi coordenada pelo professor Salomão Ximenes (Bacharelado em Políticas Públicas) e teve como participantes os docentes Reginaldo Corrêa Moraes (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas), Carolina Gabas Stuchi (Bacharelado em Políticas Públicas) e Maria Caramez Carlotto (Bacharelado em Relações Internacionais e Associação Docente da UFABC).

O evento, que se estendeu durante toda a última segunda-feira, foi encerrado com a discussão sobre “Financiamento do ensino superior: fundos patrimoniais e outros modelos”. Mediada pelo professor Fernando Cássio (Licenciatura em Química), a mesa contou com as intervenções de Otaviano Augusto Marcondes Helene (professor livre-docente do Instituto de Física da USP), Marina Campos de Avelar (Rede Global de Políticas Internacionais e Cooperação em Educação Norrag) e Mônica Schröder (pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFABC). Estiveram presentes ao evento representantes das comunidades interna e externa, que puderam manifestar-se por meio da apresentação de dúvidas aos participantes das mesas debatedoras.

Os palestrantes foram uníssonos em demonstrar preocupação com relação às lacunas de informação sobre questões jurídicas e operacionais do “Future-se”, conforme as informações disponibilizadas até o momento. Na visão dos especialistas, a proposta como está não tem capacidade de atingir os resultados aos quais se propõe. Os debatedores também ressaltaram que algumas dimensões apresentadas, tais como a da internacionalização, já são desenvolvidas nas instituições de ensino superior.

Os presentes enfatizaram a necessidade de que as discussões sobre o assunto, promovidas no âmbito das universidades e dos institutos federais, alcancem e envolvam cada vez mais a opinião pública.

Este foi o segundo debate realizado na UFABC sobre o “Future-se”, que aprofundou análises realizadas no primeiro encontro, ocorrido em 1º de agosto.

Os vídeos sobre os debates podem ser conferidos nos seguintes endereços:

Primeiro debate: https://bit.ly/2H3ZLAh

Segundo debate: Mesa I: https://youtu.be/gZLsSxXDI3Q   Mesa II: https://youtu.be/cO260qjnA-A   Mesa III: https://youtu.be/vFMVdXspFi8

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