Vereador recebe denúncia e flagra crime ambiental em Ribeirão Pires – O Grande ABC

Vereador recebe denúncia e flagra crime ambiental em Ribeirão Pires

O município de Ribeirão Pires está inserido em 100% de área de manancial, sendo a única cidade da região do Grande ABC a ostentar o título de Estância, contudo, antigos problemas ainda colocam em risco o futuro da cidade que é exuberante em recursos naturais. O desmatamento irregular é uma das atividades a ser enfrentado pelos gestores, é comum denúncias sobre áreas devastadas sem a prévia autorização dos órgãos reguladores.

A problemática foi tema de alerta por parte do vereador Amaury Dias (PV) que flagrou uma área sendo degradada na região do Bosque Santana. O parlamentar recebeu denúncia anônima, foi até o local junto com representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Guarda Civil Municipal, quando se depararam com árvores cortadas e movimentação de terra, sem que houvesse autorização por parte da Prefeitura.

“Recebemos uma denúncia efetuada por um munícipe sobre um crime ambiental (desmatamento) que estava sendo realizado naquele momento. Contactei a Secretária do Meio Ambiente, Wanessa Isidio que prontamente acionou a Guarda Municipal que diligenciou até o local conosco onde constatamos além do corte de diversas árvores, entulho e uma grande movimentação de terra onde ficou mais que claro o intuito de se aterrar parte da área. Além de ser área invadida”, disse o vereador.
Amaury destacou ainda na necessidade de se aprimorar a fiscalização, evitando que casos como o do Bosque Santana se repita em outras regiões de Ribeirão Pires.

“Temos que aprimorar e intensificar a fiscalização, estabelecer canais eficazes para denúncia, assim poderemos evitar crimes ambientais, finalizou Amaury Dias.

Levantamento efetuado pelo O Grande ABC aponta que Ouro Fino, 4ª Divisão e Jardim Caçula são as regiões mais atingidas por crimes ambientais. As atividades no Bosque Santana foram interrompidas para análise da secretaria.