São Caetano comemora Dia Mundial da Água com ações para mais de mil alunos da rede municipal
O Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) e a Seeduc (Secretaria de Educação) de São Caetano do Sul realizam nesta semana (24 a 28/3) ações em comemoração ao Dia Mundial da Água (22/3).
As ações, que ocorrem no Cecape (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação) Zilda Arns (Rua Tapajós, 300, Bairro Barcelona), acontecem das 9h às 17h, com atividades interativas de educação ambiental, interação e aprendizagem.
“A Semana da Água é um projeto de extrema importância para o desenvolvimento da educação ambiental dos alunos. Durante o evento, as crianças têm a oportunidade de interagir e aprender sobre a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos, sejam animais ou vegetais”, ressaltou o superintendente do Saesa, Ubiratan Dormerice Junior.
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
A ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, quando também divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos.
Alguns dos principais trechos dessa declaração são:
A água faz parte do patrimônio do planeta;
A água é a seiva do nosso planeta;
Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
A água não é somente herança de nossos predecessores, mas, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;
A utilização da água implica respeito à lei;
A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Fotos: Jorge Aro Martins Junior / PMSCS
Share this content: