Representante do ABC no Governo Lula: nomeado pelo ministro Padilha, Humberto Tobé reforça interlocução do Ministério da Saúde com a região
Com a confiança do titular da pasta, andreense prossegue com atuação destacada em Brasília, na relação com os municípios e diálogo com atores políticos
O publicitário andreense e gestor de convênios Humberto Jacomini Neto, popularmente conhecido como Humberto Tobé, 45 anos, prossegue reforçando o time do ABC no Governo Federal, na atual gestão do presidente Lula. Após os dois primeiros anos atuando como Coordenador-Geral de Acompanhamento Regional da SRI (Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República), Tobé foi nomeado no dia 1º de abril pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para o cargo de Supervisor Administrativo – ASPAR (Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos) do Ministério da Saúde.
Assim como na missão desempenhada na função anterior, Tobé, que conta com a confiança do ministro Alexandre Padilha – com quem trabalha há mais de oito anos – e apoio do presidente Lula, terá um papel importante na interlocução do Ministério da Saúde com as cidades do estado de São Paulo, bem como os sete municípios da região do ABC – Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra – , acolhendo as demandas, dialogando com o poder público, consórcios intermunicipais e entidades da sociedade civil, e viabilizando projetos da pasta junto ao ministro Padilha.
Regionalidade é fundamental
Essa experiência no primeiro biênio do governo do presidente Lula trouxe um aprendizado para Tobé, que espera colocar em prática juntamente com o ministro Padilha, parceiro e profundo conhecedor das necessidades dos municípios da região.
“A organização regional é um ponto que sempre destacamos como fundamental para que os gestores articulem ações em conjunto e apresentem projetos que beneficiem os municípios e toda a região. O ministro Padilha tem um olhar especial para a regionalidade e propostas que impactam positivamente a população de vários municípios”, ressalta.
De acordo com Tobé, a regionalidade para a conquista de projetos e recursos é um aspecto fundamental, pois a região com quase 3 milhões de habitantes sempre teve uma atenção especial do Governo Federal, em relação aos investimentos do Novo PAC Saúde, com ambulâncias e UBSs (Unidades Básicas de Saúde), no fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) e na adesão aos programas que contribuem diretamente no desenvolvimento econômico e social dos municípios.
“Vamos fortalecer ainda mais, a parceria com o ABCDMRR, por meio do diálogo e ação integrada com os municípios, com as prefeituras, com as instituições públicas, com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, com as câmaras municipais, com as entidades da sociedade civil, priorizando sempre as necessidades da região e um trabalho conjunto para potencializar as ações na busca por uma saúde cada vez mais de qualidade para os cidadãos e cidadãs”, salienta.
Tobé também confirmou que já existem tratativas para a realização de agendas do ministro Alexandre Padilha. A divulgação deve acontecer nas próximas semanas. No roteiro das visitas, o titular da Saúde deve comunicar anúncios importantes para a região.
Padilha é parceiro da região
Alexandre Padilha é um grande amigo e parceiro de longa data da população dos municípios da Região do Grande ABC. Como ministro da Saúde do Governo Dilma (2011-2014), Padilha fez muito pelo povo da região, sendo o responsável pela chegada de inúmeros profissionais do Programa Mais Médicos nas cidades, por viabilizar várias UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas) nos municípios; a construção e reforma de postos de saúde; fortaleceu o Programa Farmácia Popular; beneficiou milhares de pessoas com medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma e medicamentos para doenças crônicas nas farmácias populares com descontos de até 90% (remédios para rinite, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, além de contraceptivos e também fraldas geriátricas). Também investiu nas equipes de Saúde da Família e do Brasil Sorridente, além de conquistar ambulâncias e UTIs Móveis para as cidades.
Como deputado federal (2019-2022), Padilha destinou mais de R$10 milhões em emendas parlamentares para diversas áreas dos municípios do Grande ABC.
Agora, como ministro das Relações Institucionais (2003-2004) e ministro da Saúde (2005-) do Governo Lula, Padilha continua lutando para viabilizar cada vez mais recursos para melhorar a qualidade de vida da população.
Sobre Humberto Tobé
Humberto Jacomini Neto nasceu em Santo André/SP, no dia 9 de março de 1980. Casado com a Fátima, com quem tem dois filhos: Enzo e Mariana. Publicitário formado na área de Tecnologia em Comunicação Empresarial pela Uniban (Universidade Bandeirante de São Paulo), Humberto Tobé, como é conhecido, atualmente exerce o cargo de supervisor administrativo da ASPAR (Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos) do Ministério da Saúde. Nos dois primeiros anos do Governo Lula (2023-2024), Tobé atuou como Coordenador-Geral de Acompanhamento Regional da SRI (Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República).
Trabalhou em duas prefeituras da região do ABC: como gerente administrativo da Coordenadoria de Projetos, na gestão Oswaldo Dias (2009-2010), em Mauá; e como gestor de convênios na Secretaria de Esportes e Lazer, na gestão Carlos Grana (2013), em Santo André.
Também ocupou cargos como assessor parlamentar na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e na Câmara dos Deputados.
Tobé tem uma longa trajetória de militância no Partido dos Trabalhadores, atuando em todas as instâncias partidárias, como Coordenador Financeiro/ Administrativo do Diretório Nacional do PT; chefe de gabinete da Presidência do PT Paulista; coordenador regional do PT no Grande ABC e secretário de Comunicação do PT Santo André. Foi candidato a vereador de Santo André em três oportunidades, sendo em uma delas, primeiro suplente.
Share this content: