De olho nas 7 cidades

Metalúrgicos do ABC firmam parceria para tratamentos com cannabis medicinal

Os Metalúrgicos do ABC assinaram, na manhã desta quarta-feira (02), uma Carta de Intenções para a instalação de uma unidade da Associação Terapêutica Flor da Vida em espaço cedido pela entidade. O objetivo é ampliar o acesso à saúde por meio de tratamentos e medicamentos à base de cannabispara os sócios, seus dependentes e toda a sociedade. O anúncio aconteceu durante o evento “Cannabis e Autismo: Informação e Inclusão”, realizado na Sede, em São Bernardo, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

“Esse tema está cada vez mais presente na sociedade e o Sindicato precisa debatê-lo. A saúde pública voltada para essa questão é também uma responsabilidade da nossa categoria, não apenas porque os trabalhadores e trabalhadoras enfrentam essa realidade, mas porque muitas pessoas vivem essa situação”, afirmou o presidente do Sindicato, Moisés Selerges.

O dirigente também destacou o papel do Sindicato na defesa dos trabalhadores para além das fábricas. “Uma das nossas principais características é representar os metalúrgicos e metalúrgicas não apenas dentro da indústria, mas fora dela. Claro que lutamos por melhores salários e condições de trabalho, mas queremos garantir qualidade de vida para todos. Por isso, esse debate é tão importante”.

iamos essa iniciativa”.

 A Associação Terapêutica Cannabis Medicinal Flor da Vida é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2019 na cidade de Franca, interior paulista. Com transparência e responsabilidade, a instituição promove saúde, bem-estar e reparação social. Atualmente, atende muitas famílias associadas em todo o país. Para mais informações, acesse flordavida.ong.br.

“Quero destacar o papel das associações, como a Flor da Vida, que desbravaram esse caminho, enfrentando o judiciário e a polícia. Eles começaram a plantar, tratar e obtiveram resultados incríveis. Já atendem, pelo menos, 20 mil pacientes, muitas vezes gratuitamente. A instituição se expandiu para diversas cidades e, agora, chega aos Metalúrgicos do ABC. Precisamos aprovar o PL [Projeto de Lei] 399 para garantir o uso medicinal da cannabis. Vamos unir forças, mobilizar as associações e pressionar o Congresso por essa causa essencial. Esse Sindicato, que já venceu grandes batalhas, pode liderar essa luta vitoriosa também”, Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

O deputado estadual Eduardo Suplicy também esteve presente e destacou que 

 em São Paulo a busca por tratamento medicinal da cannabis no SUS [Sistema Único de Saúde] cresceu 384% em cinco anos. A cannabis não cura, mas melhora muito a qualidade de vida. 

“Engajei-me nessa luta também por experiência própria: no fim de 2022, após exames, meu médico diagnosticou-me com uma leve doença de Parkinson. Sem conhecer bem a condição, segui a medicação prescrita. Com o tempo, descobri a cannabismedicinal e relatos de melhora em crianças com autismo. Resolvi experimentar sob orientação médica e hoje tomo três gotas no café, três no almoço e oito no jantar. Quero ajustar a dose para me sentir melhor”. 

A Comissão dos Metalúrgicos do ABC com Deficiência tem ampliado, desde fevereiro, o diálogo com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC sobre a distribuição gratuita, via SUS (Sistema Único de Saúde), de canabidiol. Esse medicamento, derivado da cannabis, pode ser prescrito para o tratamento de dores crônicas, TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), alterações neurológicas, entre outros casos.

A proposta é expandir regionalmente o modelo implementado em Ribeirão Pires no último dia 19. A cidade foi a primeira do país a contar com uma clínica pública para a dispensação de medicamentos à base de canabidiol produzidos no Brasil, em parceria com a Associação Terapêutica Flor da Vida. Em 2022, o município sancionou uma lei que estabelece as diretrizes para a Política Municipal de Medicamentos formulados à base de canabidiol.

Share this content: