De olho nas 7 cidades

Fundação Grupo Volkswagen debate mobilidade social e empreendedorismo periférico no Fórum de Economia de Impacto 2025

Durante o evento, Vitor Hugo Neia, diretor-geral da organização, destacou o impacto da inclusão produtiva e o fortalecimento das economias locais como estratégias para promover a inclusão social e o desenvolvimento econômico

Fundação Grupo Volkswagen participou do Fórum de Economia de Impacto 2025, evento que integra a nova estrutura do Impacta Mais, um dos principais encontros do ecossistema de investimentos e negócios de impacto no Brasil. Em sua quinta edição, o evento passou por reformulação e agora opera em duas frentes: Fórum de Economia de Impacto e Feira de Negócios de Impacto, reunindo lideranças de empresas, governos, organizações sociais, universidades e investidores. O encontro, realizado pelo Impact Hub São Paulo em coidealização com o Instituto Cidadania Empresarial (ICE), teve como objetivo ampliar o alcance das discussões sobre soluções socioambientais por meio de novos modelos de negócios.

Vitor Hugo Neia, diretor-geral da Fundação Grupo Volkswagen, foi um dos destaques do evento, no painel “Investimento em Empreendedorismo Periférico para o Desenvolvimento de Comunidades e Suas Culturas”. O debate abordou como o investimento no empreendedorismo periférico é fundamental para o crescimento econômico local e a promoção da inclusão social em comunidades em situação de vulnerabilidade.

“Investir no empreendedorismo nas periferias é essencial para fortalecer economias locais, criar soluções inovadoras e valorizar culturas e identidades regionais. As empresas têm um papel fundamental como agentes de mudança, pois, ao apoiar negócios sociais e ambientais em territórios periféricos, é possível gerar impacto positivo e duradouro”, afirma Neia.

O diretor-geral da Fundação acrescenta que a mobilidade social é um dos principais caminhos para reduzir desigualdades no Brasil e que sua efetivação depende de um esforço que contemple todas as etapas do processo. “Para construir um futuro mais sustentável e equitativo, é fundamental que o investimento priorize grupos minorizados, como mulheres e jovens negros, e vá além da formação técnica, proporcionando um ciclo positivo de desenvolvimento e redes de conexão e acompanhamento que ampliam as perspectivas dessas pessoas para o futuro. É o que chamamos de ‘jornada completa’, ou seja, um olhar sistêmico e integral para as pessoas beneficiadas, que inclui não apenas qualificação profissional ou formação empreendedora, mas também apoio psicossocial, construção de projeto de vida, bolsa-auxílio, formação cidadã, acesso a mercados e a vagas de emprego e uma ênfase nas competências socioemocionais”, completa Neia.

Além do painel, a Fundação Grupo Volkswagen participou do Fireside Chat com a Artemisia, no qual Maria Ruanes, Analista de Responsabilidade Social da instituição, apresentou a Tese de Impacto pela Mobilidade Social. O estudo, desenvolvido em parceria entre as duas instituições, mapeia desafios e oportunidades para que negócios de impacto ampliem a inclusão produtiva e contribuam para a prosperidade socioeconômica do país.

“Enfrentar as desigualdades no Brasil exige um compromisso real com a mobilidade social. Para transformar essa realidade, é essencial ampliar oportunidades por meio da inclusão produtiva, da educação e da geração de renda, especialmente em territórios vulneráveis. A Fundação Grupo Volkswagen acredita que os negócios de impacto desempenham um papel fundamental na construção de um futuro mais justo e igualitário”, finaliza Maria.

Sobre a Fundação Grupo Volkswagen

Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen realiza e apoia ações sociais e educacionais com recursos de um fundo constituído pela Volkswagen. Ao longo destes 45 anos, mais de 3 milhões de brasileiras e brasileiros foram beneficiados pelo trabalho da Fundação, que tem como missão estimular a mobilidade social por meio do investimento em iniciativas e organizações que desenvolvem comunidades e fortalecem o protagonismo dos cidadãos. A Fundação atua para incentivar a prosperidade socioeconômica e o desenvolvimento de indivíduos e comunidades, fortalecendo suas potencialidades e colaborando para o acesso equitativo a direitos e oportunidades. Para isso, prioriza os territórios mais vulneráveis nos municípios com unidades de negócio do Grupo Volkswagen no País. Além disso, apoia tecnicamente ações de responsabilidade social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil. Desta forma, a Fundação espera contribuir para reduzir a pobreza e diminuir as acentuadas desigualdades sociais brasileiras, por meio da inclusão produtiva e de estratégias complementares de fortalecimento das capacidades locais e assistência social. Para saber mais, acesse o site da instituição.

Share this content: