Parque Hawai, em São Bernardo, começa a receber obras de saneamento e recapeamento em 14 ruas
Prefeito Marcelo Lima também anuncia revitalização em praça do bairro, que inclui colocar grama sintética na quadra de futebol society, iluminação e pista para caminhada
Os moradores do Parque Hawai, bairro de São Bernardo localizado na região do Grande Alvarenga, foram pegos de surpresa pelo prefeito Marcelo Lima na manhã deste domingo (25). Durante assinatura de ordem de serviço para início de obras de recapeamento e melhorias no sistema de coleta de esgoto e recapeamento de 14 ruas, o prefeito Marcelo Lima também anunciou a revitalização e instalação de novos equipamentos na praça do bairro. Também participaram do evento a vice-prefeita Jessica Cormick, secretários, vereadores e líderes comunitários, sobretudo dos bairros do Grande Alvarenga.
O recapeamento das 14 vias faz parte do Programa Minha Rua Nova, lançado em fevereiro deste ano pela Prefeitura e que já garantiu a modernização do asfalto em mais de 100 vias de nove bairros. No total, 25 quilômetros de extensão de ruas foram revitalizados até o último dia 15 de maio. As melhorias de saneamento serão realizadas pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Para além da revitalização da praça, de melhorias no sistema de esgotamento sanitário e do recapeamento de ruas, o prefeito Marcelo Lima disse que a Prefeitura vai cuidar da manutenção da iluminação pública, com a troca de todas as lâmpadas que apresentarem problemas. “Serão 90 dias de muita obra, sem parar. Só vamos parar quando entregarmos o Parque Hawai novinho em folha. Com a iluminação e o asfalto em dia, os moradores vão ter mais segurança e melhor mobilidade urbana. Com isso, mais a praça totalmente revitalizada, terão mais qualidade de vida e valorização do bairro”, comentou o chefe do Executivo, que espera ver todas obras concluídas em 90 dias.
Titular da Secretaria de Projetos e Obras, que está à frente do projeto, que também terá investimento da Sabesp e será tocado pelo Consórcio Global Saneamento Sul – contratado pela empresa-, André Marzolla alertou aos moradores que a execução dos serviços afetará a rotina do bairro. Mas também lembrou que o sacrifício vai valer a pena. “A gente sabe que é uma obra chata, que atrapalha um pouco o dia a dia, mas depois a gente vai terminar com um recapeamento de ruas que deixará o bairro de vocês muito mais bonito e agradável.”
A presidente da associação de moradores do bairro, Mônica Aparecida Farias, disse que tem amor e que sente prazer em morar no Parque Hawai, para onde se mudou após deixar o Jardim do Lago, também na região do Grande Alvarenga e que, segundo ela, na época era marcado pela violência, esgoto a céu aberto e drogas. Líder comunitária que tem o respeito e a confiança de moradores, como ficou claro ao fim do evento, quando passou a ser procurada sobretudo por mulheres querendo informações ou chegar no prefeito. E fez questão de enaltecer o trabalho realizado pelo prefeito nestes primeiros cinco meses à frente da Prefeitura.
“Esse asfalto está aqui desde 1986, e nunca fizeram recapeamento. Só remendavam quando tinha buraco. Nunca ninguém se preocupou em vir aqui e fazer o que o prefeito Marcelo está fazendo pelo nosso bairro. Nesta semana mesmo a gente teve uma reclamação sobre a UBS no Facebook. Liguei para o Marcelo e ele me disse: ‘Mônica, eu vou ver isso aí pessoalmente.’ Quando que a gente teve isso aqui no nosso bairro? Nunca. E agora não vai ser só asfalto. Vai podar as árvores, reformar as quadras, as calçadas. Somos muito gratos por ter o Marcelo na Prefeitura. Você prometeu que iria cuidar da nossa região do Alvarenga, e está fazendo isso. Então, só tenho a agradecer a você e sua equipe pelo trabalho maravilhoso que estão fazendo”, disse Mônica.
PRAÇA – O prefeito falava aos moradores sobre o investimento da Sabesp, de R$ 2,3 milhões, para melhorias no sistema de esgotamento sanitário do bairro e recuperação da malha viária das 14 ruas, com total de 2,2 quilômetros de asfalto novo, quando chamou o secretário de Serviços Urbanos Fernando Longo para perto. Foi neste momento que anunciou a revitalização total da praça, mas teve de interromper a fala porque os gritos dos moradores, pegos de surpresa, tomaram conta do espaço reservado para o evento. Na sequência, Marcelo Lima elencou quais as melhorias e novos equipamentos a serem instalados.
“Vem cá, Fernando. Eu não vou voltar aqui para fazer outro evento. No tempo de fazer evento, eu estou entregando outra coisa. Então, a partir de hoje, o Parque Hawai já tem nosso compromisso de que vai ganhar a revitalização da praça junto com as obras do esgoto e do novo asfalto. Não quero mais quadra de society de areia, mas grama sintética, colocação de alambrado, iluminação, arquibancada, playground, academia ao ar livre e pista para caminhada. Eu quero vir aqui para entregar tudo junto e ver todo mundo feliz, com uma praça bonita e área de lazer completa, com o asfalto e sinalização novos e rede de esgoto regularizada e melhorada”, discursou para cerca de 150 pessoas, sem contar moradores que acompanhavam o ato das janelas ou sacadas das casas do entorno.
Fotos: Brenner Oliveira/PMSBC
Share this content: