Economia

Grande ABC apresenta variação no índice de inadimplência em março de 2025

Estudo é realizado pelo CDL São Caetano do Sul e apoiado pela Agência de Desenvolvimento

A inadimplência na região do Grande ABC apresentou aumento de 1,32% entre fevereiro e março de 2025, segundo estudo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Caetano do Sul, com apoio da Agência de Desenvolvimento. Embora tenha havido esse crescimento mensal, o resultado anual mostrou um avanço mais moderado de 0,90% em comparação com março de 2024, abaixo das médias da região Sudeste (2,16%) e do Brasil (3,89%).

O estudo mensal busca promover maior previsibilidade financeira para os moradores da região e fomentar discussões sobre educação financeira e microcrédito. O perfil dos inadimplentes permanece com predominância de pessoas entre 30 e 39 anos (24,79%), com uma distribuição equilibrada entre gêneros: 50,39% mulheres e 49,61% homens.

O valor médio das dívidas é de R$ 5.557,58. A maioria (38,09%) dos inadimplentes possui dívidas de até R$ 1.000. O setor bancário concentra 71,30% dos débitos, seguido por água e luz (12,90%).

Em média, cada inadimplente da região possui 2,226 dívidas em atraso, acima das médias estadual e nacional. O tempo médio de inadimplência subiu para 27,6 meses, com 41,08% dos devedores negativados há entre 1 a 3 anos.

Segundo Alexandre Damásio, presidente da CDL São Caetano, o aumento registrado em março é um reflexo das compras de fim de ano. Apesar disso, o primeiro trimestre mostra sinais de diluição desse impacto. Ele observa que a queda de 4,83% na procura por crédito pode indicar uma conscientização maior das famílias sobre sua capacidade de pagamento. Para Damásio, a inadimplência é o estágio final de um ciclo iniciado na concessão de crédito, e a atual retração nas buscas por crédito está ligada à alta dos juros e às incertezas econômicas.

Educação financeira em foco

Uma das iniciativas voltadas para o tema é o programa Financeiramente ABC, promovido pelo CDL e pela Agência de Desenvolvimento, que busca conscientizar a população sobre consumo e planejamento financeiro. O presidente da Agência, Aroaldo da Silva, reforça a importância da iniciativa: “Queremos pautar a necessidade da educação financeira para reduzir a inadimplência.” O programa utiliza HQs para facilitar a disseminação das informações e pode ser acompanhado pelo Instagram @financeiramenteabc.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

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