De olho nas 7 cidades

Diadema antecipa vacinação contra influenza

Aplicação das doses teve início na segunda-feira; município fará intensificação da vacina neste sábado

Com previsão para início da Vacinação Contra a Influenza em Diadema no sábado (05/04), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) antecipou a aplicação das doses na segunda-feira (31/03). Isso foi possível, pois as vacinas foram distribuídas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) entre os dias 26 e 28 de março e os serviços já estavam preparados para realizar a vacinação no público alvo.

Assim, no próximo sábado será realizada a intensificação da vacinação para influenza, dengue e febre amarela, além da atualização da caderneta de vacinação, em todas as 20 UBSs da cidade, das 8h às 17h.

Para o secretário de saúde, Antônio Carlos do Nascimento, a antecipação foi possível, pois os profissionais de saúde já aplicam a dose como rotina nas Unidades. “Além disso, quando a população está imunizada antes do período de maior circulação do vírus pode reduzir as complicações pela doença, como pneumonia e hospitalizações”, explica o secretário.

Podem se vacinar contra a gripe crianças de seis meses de idade a cinco anos, 11 meses e 29 dias; pessoas com 60 anos e mais; gestantes; puérperas; indígenas vivendo fora das terras indígenas; trabalhadores de saúde; pessoas com deficiência permanente; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais); funcionário do Sistema de Privação de Liberdade; pessoas com comorbidades; professores e pessoas em situação de rua.

Para receber a dose é preciso levar documento de identidade com foto e caderneta de vacinação e, se possível, carteirinha da UBS. Crianças e jovens devem estar acompanhados por um responsável com mais de 18 anos. o endereço das UBSs estão em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.

Rotina

O imunizante continua disponível de segunda a sexta, exceto feriados e pontos facultativos, no horário de atendimento das salas de vacina. Neste ano, a vacina passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças entre seis meses de idade e seis anos incompletos, idosos com 60 anos e mais e gestantes.

Dengue e Febre Amarela

Podem se vacinar contra a dengue, jovens entre 10 e 14 anos. Já o imunizante contra a febre amarela está disponível, em duas doses, para crianças entre nove meses e cinco anos, e em dose única para público a partir dos cinco anos.

Serviço:

Vacinação contra a Influenza, Dengue e Febre Amarela
05 de abril de 2025, sábado, das 8h às 17h
Em todas as Unidades Básicas de Saúde. Confira os endereços em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.

Foto: Dino Santos/PMD

Share this content: