De olho nas 7 cidades

USCS participa do lançamento dos “Encontros Amazônicos Pré-COP 30”, em Brasília

A USCS (Universidade de São Caetano do Sul) participou, no dia 14/8, do evento de lançamento dos “Encontros Amazônicos Pré-COP 30”. O evento, que teve como tema “Novas Alianças pela Amazônia”, aconteceu na sede da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), em Brasília-DF, reunindo representantes acadêmicos, de instituições governamentais e da sociedade civil, para discutir as ações a serem realizadas até a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que ocorrerá em Belém do Pará, em novembro de 2025.

O lançamento destacou-se por apresentar uma proposta de construção colaborativa, na qual foram apresentados os interesses e comprometimentos dos atores presentes no evento para a realização de parcerias. No encontro, foram definidas as datas para as próximas reuniões, que devem acontecer ainda em 2024: de 5 a 8 de novembro em Tabatinga, no Amazonas, e em Letícia (Colômbia); e de 12 a 15 de novembro em Macapá, no Amapá. Os eventos serão o ponto de partida para uma série de atividades que visam fortalecer a participação neste processo abrangente de mobilização. A iniciativa, promovida nos países do território pan-amazônico, abordará temas cruciais para a prosperidade regional e o futuro do planeta. Para o próximo ano, pretende-se realizar novos encontros não apenas na região amazônica, mas também em outras regiões do Brasil.

“Muitas pessoas não têm conhecimento do impacto da região amazônica em suas vidas por viverem distantes da floresta. Por isso é tão importante a realização de ações em todo o território nacional”, explica a bióloga e coordenadora do projeto IPH (índice de Poluentes Hídricos) da USCS, Profª. Marta Marcondes, uma das participantes do evento.

O encontro foi organizado pelo projeto “Fortalecimento de Capacidades para a Resiliência Local”, iniciativa promovida por meio de parceria entre a USCS e a Universidad Metropolitana (Colômbia), financiado pela Agência Norueguesa para a Cooperação e Intercâmbio (NOREC), e coordenado pelo Centro Regional para a Cooperação em Educação Superior (CRECES Brasil) e contou com a participação de instituições apoiadoras, como: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões (PACTAS/UFAM) – que discursaram sobre a importância das organizações se tornarem agentes para o alcance do desenvolvimento sustentável e inclusivo como resultado concreto do processo de integração da região amazônica.

Além das instituições mencionadas, a reunião também contou com a participação de diversos representantes do Governo do Estado do Amapá, Ministério do Empreendedorismo, Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), Instituto Internacional para a Sustentabilidade (IIS), Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade, Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais (FBOMS), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidário (Unisol Brasil), Universidade Federal do Amazonas, Fundação Getúlio Vargas, Fundação João Mangabeira, Anater, Brasil ODS, ABC para onde vamos e PDT; além das embaixadas da Colômbia, do Peru, da Bolívia e do Equador.

Sobre os Encontros Amazônicos Pré-COP 30
Com o objetivo de colaborar com a integração dos setores social, governamental, econômico, acadêmico, científico, tecnológico e inovativo, a iniciativa dos encontros busca identificar demandas, potencialidades e oportunidades de interações que possam aproveitar a visibilidade alcançada pela realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), na capital paraense, no final do próximo ano, como uma oportunidade de dinamização de processos alinhados à melhoria da qualidade de vida da população local, aos preceitos da bioeconomia e do respeito às questões ambientais, sociais e aos povos tradicionais que habitam este território.

Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas em https://www.amazoniacop30.com.br/
Interessados em participar das atividades, podem entrar em contato pelo amazoniacop30@online.uscs.edu.br ou telefone 11 99600-5188.

FOTOS: Matheus Grotti.

Share this content: