Nova praça no Jardim das Oliveiras vai beneficiar 5 mil moradores em São Bernardo
Ordem de serviço para início das obras do equipamento foi assinada pelo prefeito Marcelo Lima na manhã deste domingo (23/02); até final de ano, moradores vão receber ainda as escrituras dos imóveis
Em uma manhã de muita alegria e emoção, o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, assinou neste domingo (23/02) a ordem de serviço para início das obras da nova Praça do Jardim das Oliveiras. Uma grande intervenção, em área de 4.200 metros quadrados, que vai beneficiar os mais de 5.000 moradores daquela região. Em um prazo de 120 dias serão construídas pista de caminhada, quadra, implantação de playground, de academia ao ar livre, de espaço pet, paisagismo com plantio de árvores e iluminação em LED, além de pintura geral.
O prefeito Marcelo Lima lembrou de quando o bairro não tinha nenhuma infraestrutura e ele já circulava pelas ruas de lama fazendo entregas. Recordou também que foi no Jardim das Oliveiras seu último ato de campanha, ainda como candidato a prefeito, em 2024. “Muitos não acreditaram que estaríamos aqui, neste momento”, afirmou. “Disse a vocês que se me desse a possibilidade, a confiança de me tornar prefeito de São Bernardo, eu garantia que era capaz de entregar minha vida para fazer uma cidade melhor. E reafirmo isso. Em menos de 60 dias de governo, o HU (Hospital de Urgência) está de portas abertas atendendo a população 24 horas, criamos a Caravana da Saúde, onde até dia 1º de julho vamos zerar a fila de espera de exames, consultas e cirurgias”, citou.
“Nós vamos entregar essa praça aqui, aliás um grande parque, que vai ter pista de caminhada, academia ao ar livre, playground, quadra para a molecada jogar bola, de qualidade, com iluminação LED, espaço pet, nós vamos criar bebedouros, tudo que tem na Praça Parque nós vamos ter aqui no parque do Jardim das Oliveiras. E podem ter certeza que essa obra vai ficar marcada na vida das pessoas”, declarou o prefeito, que ainda garantiu que até o final do ano, todos os imóveis do bairro vão receber as escrituras, como fase final do processo de regularização fundiária. “Em breve vamos fazer uma grande festa aqui, entregando a casa de papel passado pra cada um de vocês”, concluiu.
A vice-prefeita Jessica Cormick destacou que a assinatura é o pontapé inicial para a obra, que vai ser um espaço muito bonito para toda a comunidade poder ter o seu momento de lazer, de descompressão das dificuldades do dia a dia. “Então, Marcelo, parabéns mais uma vez por não ser só um prefeito para o São Bernardo, mas por ser um pai que cuida tão bem e é tão dedicado por nossa cidade”, afirmou.
A deputada federal Renata Abreu (Podemos) esteve no evento de assinatura e pontuou que a política tem o poder de transformar a vida das pessoas. “Não é só uma praça, aqui é o sonho de muita gente, idosos que poderão ter a sua academia para se exercitar, jovens que poderão ter uma quadra para praticar esporte, para sair das drogas, para ter oportunidade, aqui é um espaço de vida, bem-estar”, declarou. “É muito importante que a gente pense na saúde mental das pessoas, e eu fico muito feliz de poder estar aqui hoje, fazendo parte desse momento que vai transformar a vida de muitos moradores desse bairro.”
O secretário de Serviços Urbanos, Fernando Longo, lembrou que a cidade conta com diversas obras em curso, todas elas iniciadas pelo prefeito Marcelo Lima, e que é sempre emocionante assinar ordens de serviços para melhorias em regiões mais periféricas.
ALEGRIA DEPOIS DAS ESPERA – Entre os moradores do bairro era difícil conter a emoção pela obra que era esperada há muitos anos. Uma das lideranças comunitárias do bairro, Maria da Cruz, 55 anos, afirmou que o equipamento será de suma importância e uma das únicas opções de lazer no bairro. “Estamos muito felizes. todo mundo aqui sofreu com a lama quando não tínhamos asfalto, com buracos e muitas promessas, então hoje é um dia de ver nosso sonho começando a virar realidade”, pontuou.
A presidente da Associação de Mães Pró-Moradia, Rúbia Machado, lembrou de todo o processo de luta do bairro, que já esteve sob ameaça de desocupação, e agradeceu a confiança de todos os moradores. “Agradeço muito, o prfeito Marcelo já vem fazendo um grande trabalho. Gostaria de pedir que a quadra fosse coberta, para a gente poder tocar os projetos sociais da associação, que ainda não tem uma sede. Estou muito emocionada porque vamos ter uma praça maravilhosa, onde teremos aprendizado, lazer e saúde.”
FISCAL DO POVO – O prefeito Marcelo Lima pediu que a moradora mais antiga do bairro fosse a fiscal da obra e entregou para ela o projeto da praça. Maria Izabel da Silva, 84 anos, prometeu acompanhar de perto as intervenções e aproveitou para pedir uma nova unidade de saúde para o bairro, mais perto geograficamente. “Não vou prometer uma UBS aqui porque não vai se realizar. Mas vamos providenciar um serviço de atenção básica anexo à UPA Alvarenga. Tenham só um pouco de paciência, porque estamos trabalhando muito”, prometeu o prefeito.
Fotos: Omar Matsumoto/ PMSBC
Share this content: