Fundação Grupo Volkswagen e Artemisialançam estudo inédito sobre Mobilidade Social no Brasil
O relatório apresenta um mapeamento de desafios, oportunidades e estratégias para negócios de impacto promoverem prosperidade socioeconômica no país
São Paulo, janeiro de 2025 – A Fundação Grupo Volkswagen, em parceria com a Artemisia e apoio técnico do Instituto Veredas, lança a “Tese de Impacto pela Mobilidade Social ― Caminhos de atuação dos negócios de impacto para a prosperidade socioeconômica no Brasil”. O estudo inédito mapeia os principais desafios da mobilidade social no país e destaca como negócios de impacto podem impulsionar soluções para reduzir desigualdades e ampliar oportunidades.
“Após 45 anos de atuação, a Fundação Grupo Volkswagen consolidou a mobilidade social como sua causa prioritária. A decisão reflete o compromisso em aprofundar o debate sobre desigualdade e impulsionar soluções concretas para transformar essa realidade. A tese é um marco dessa estratégia, trazendo um olhar aprofundado sobre as travas e alavancas que influenciam a ascensão socioeconômica no Brasil”, afirma Vitor Hugo Neia, diretor-geral da Fundação Grupo Volkswagen.
Mobilidade social: um conceito a ser aprofundado
Embora seja um tema central no combate à desigualdade, a mobilidade social ainda é pouco compreendida no Brasil. O estudo reforça que a ascensão socioeconômica não depende apenas da educação, mas de um conjunto de fatores interligados, como renda, estabilidade no mercado de trabalho, acesso à saúde e redução dos riscos de retorno à pobreza. Esse olhar sistêmico é fundamental para que políticas públicas, negócios de impacto e organizações sociais possam gerar mudanças estruturais.
“É essencial que as estratégias sejam pensadas de forma a considerar não apenas os indivíduos, mas também os grupos. A mobilidade social não pode ser vista isoladamente, pois suas raízes estão nas desigualdades interseccionais que permeiam nossa sociedade”, destaca Neia.
Assim, a tese propõe três alavancas prioritárias para impulsionar a mobilidade social: Educação, Geração de Renda e Inclusão Financeira. O levantamento analisou 120 negócios de impacto brasileiros que atuam nessas frentes e apresenta um radar de demandas e recomendações para apoiar esses empreendedores na ampliação de impacto e escala.
“O estudo aponta que, para impulsionar a mobilidade social, é essencial articular ações entre diferentes setores. O radar de demandas mapeou os principais desafios enfrentados por empreendedores de impacto e indicou caminhos estratégicos, como maior acesso a capital paciente, apoio técnico para modelagem de negócios e iniciativas voltadas à diversidade e inclusão no mercado de trabalho”, destaca Priscila Martins, codiretora da Artemisia.
Retrato da desigualdade no Brasil
De acordo com o Banco Mundial, o Brasil é um dos 52 países com os maiores índices de desigualdade econômica, e 75% das famílias brasileiras pertencem às classes CDE, com rendimentos mensais de até R$ 5.724 (IBGE). A OCDE estima que um descendente de brasileiros entre os 10% mais pobres levaria até nove gerações para atingir a média de rendimento do país. O estudo reforça que superar essas barreiras exige estratégias de longo prazo que combinem investimento social, inovação e políticas públicas estruturadas.
O mapeamento dos negócios de impacto revelou que 41% das iniciativas atuam na Geração de Renda, 31% na Educação e 28% na Inclusão Financeira. A maioria dessas soluções está concentrada na região Sudeste e aposta na tecnologia para ampliar o acesso a oportunidades e reduzir desigualdades.
Intervenções para transformar realidades
Além do olhar sobre os negócios de impacto, a tese destaca que a mobilidade social deve ser promovida ao longo de todas as fases da vida. Desde o nascimento, é fundamental garantir acesso a serviços essenciais, como saúde materna e infantil. Na infância e adolescência, investir no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, combater a evasão escolar ― especialmente no Ensino Médio ― e estimular aspirações para o futuro são medidas essenciais. Já na vida adulta, reduzir os impactos do desemprego, fomentar a diversidade e inclusão no mercado de trabalho e fortalecer mecanismos de proteção social são passos fundamentais para garantir maior estabilidade socioeconômica.
O estudo também evidencia que as desigualdades territoriais desempenham um papel determinante na mobilidade social. Regiões com infraestrutura precária, poucas oportunidades econômicas e acesso limitado a serviços básicos dificultam a ascensão socioeconômica de seus moradores. Para mudar essa realidade, é essencial ampliar a oferta de serviços públicos de qualidade, como educação, saúde e saneamento, além de criar ambientes mais inclusivos e propícios ao desenvolvimento sustentável.
“A Tese de Impacto pela Mobilidade Social é um esforço contínuo da Fundação Grupo Volkswagen e da Artemisia para ampliar o debate sobre o tema e fortalecer o conhecimento sobre os fatores que impulsionam ou limitam a ascensão social no Brasil. Tornar esse conteúdo acessível a diversos atores do ecossistema de impacto é parte do nosso compromisso em contribuir para uma sociedade mais justa e equitativa”, finaliza Neia.
Para acessar o conteúdo completo da tese, clique aqui.
Sobre a Metodologia da Tese
A Tese de Impacto Social pela Mobilidade Social – Caminhos de atuação dos negócios de impacto para a prosperidade socioeconômica no Brasilconsultou mais de 60 fontes e referências bibliográficas; 120 negócios de impacto atuantes na temática foram analisados; e 10 entrevistas qualitativas com empreendedores foram conduzidas. O conteúdo não é exaustivo, visto que os desafios sociais são complexos e interligados; não se trata, ainda, de uma pesquisa acadêmica. A intenção do material é apresentar um contexto-base sobre os conceitos, desafios e as alavancas sobre o tema, organizando informações pulverizadas de dados secundários, em conjunto com as análises de especialistas, de modo que seja um conteúdo de fácil compreensão e disseminação.
Na tese, devido à necessidade de delimitação, muitas temáticas correlatas ― que trazem efeito direto ou indireto à mobilidade social ― não foram exploradas ou aprofundadas. Portanto, o material não se propõe a esgotar os desafios e as oportunidades existentes. A equipe de pesquisadores aplicou a lente do empreendedorismo de impacto para conduzir as análises, buscando evidenciar desafios e apontar soluções e inovações propostas por negócios com potencial de ampliar as chances de mobilidade social e melhorar a qualidade de vida das populações CDE.
Sobre a Fundação Grupo Volkswagen
Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen realiza e apoia ações sociais e educacionais com recursos de um fundo constituído pela Volkswagen. Ao longo destes 45 anos, mais de 3 milhões de brasileiras e brasileiros foram beneficiados pelo trabalho da Fundação, que tem como missão estimular a mobilidade social por meio do investimento em iniciativas e organizações que desenvolvem comunidades e fortalecem o protagonismo dos cidadãos. A Fundação atua para incentivar a prosperidade socioeconômica e o desenvolvimento de indivíduos e comunidades, fortalecendo suas potencialidades e colaborando para o acesso equitativo a direitos e oportunidades. Para isso, prioriza os territórios mais vulneráveis nos municípios com unidades de negócio do Grupo Volkswagen no País. Além disso, apoia tecnicamente ações de responsabilidade social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil. Desta forma, a Fundação espera contribuir para reduzir a pobreza e diminuir as acentuadas desigualdades sociais brasileiras, por meio da inclusão produtiva e de estratégias complementares de fortalecimento das capacidades locais e assistência social. Para saber mais, acesse o site da instituição.
Sobre a Artemisia
A Artemisia é a organização pioneira no apoio a negócios de impacto no Brasil. Tem como missão potencializar negócios que criam soluções para problemas sociais ou ambientais e provocam impacto positivo por meio da sua atividade principal. Para isso, lidera iniciativas de fortalecimento a negócios de impacto – via programas de aceleração, apoio em pilotos de inovação aberta e articulação de investimento –; conecta grandes empresas ao universo dos negócios de impacto; e desenvolve conhecimentos sobre o tema. Fundada em 2005, possui atuação nacional e já impulsionou mais de 800 iniciativas de impacto de todo o Brasil. artemisia.org.br
Sobre o Instituto Veredas
O Instituto Veredas é uma organização sem fins lucrativos que nasceu em 2016 e que tem por missão construir pontes entre gestão pública, academia e sociedade civil, de forma que o conhecimento técnico e científico possa ser utilizado no desenho e aperfeiçoamento de políticas públicas e intervenções sociais. Está alinhado com o debate internacional de Políticas Informadas por Evidências e tem utilizado o seu ferramental de tradução de conhecimento para abordar uma diversidade de temas relevantes para a vida da sociedade brasileira. www.veredas.org
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