Em vistoria com prefeito Marcelo Lima, governador em exercício anuncia BRT-ABC para início de 2026
Visita às obras do novo modal ocorreu nesta quarta-feira; investimento será de cerca de R$ 1 bilhão no sistema de transporte, que ligará São Bernardo a linhas de Metrô da Capital
Em vistoria ao lado do prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, o governador de São Paulo em exercício, Felicio Ramuth, assegurou nesta quarta-feira (08/1) a conclusão das obras e início de funcionamento do BRT-ABC (sistema de transporte rápido de ônibus elétricos) em janeiro de 2026. O investimento, em concessão celebrada pelo Estado com a iniciativa privada, se dará em aproximadamente R$ 1 bilhão no novo modal, responsável por ligar o terminal da região central da cidade a linhas de Metrô na Capital.
Marcelo e Ramuth visitaram a parada Metrópole, na Avenida Aldino Pinotti, a primeira estrutura finalizada, conheceram modelo de transporte que irá circular na via exclusiva e seguiram in loco o traçado em obras, desde São Bernardo até a divisa entre São Caetano e São Paulo. A vistoria foi acompanhada também pela vice-prefeita sargento Jéssica Cormick e pelos prefeitos de municípios vizinhos Gilvan Junior (Santo André), Taka Yamauchi (Diadema), Guto Volpi (Ribeirão Pires) e Akira Auriani (Rio Grande da Serra).
“Muito feliz com essa nova alternativa que está sendo construída para a população da nossa região. Será um sistema de grande importância para São Bernardo e todo o Grande ABC, com investimento robusto da iniciativa privada, em parceria firmada junto ao governo do Estado, utilizando veículos não poluentes. Estamos hoje avaliando aquilo o que está concretizado para o futuro. Estação referência (Metrópole) pronta, climatizada, wi-fi, oferecendo dignidade e respeito. Empolgado para o começo da operação”, frisou o prefeito Marcelo Lima.
Em termos de execução do projeto do BRT-ABC, as obras atingiram quatro de praticamente 18 quilômetros de extensão do corredor. O governador em exercício sustentou que é possível estimar esse prazo de um ano, tendo em vista que, neste momento, foram vencidos todos os trâmites técnicos, burocráticos e judiciais. “Agora, o cenário é muito mais simples. Licenças ambientais ok, não existem mais alterações no traçado, Judiciário deu luz verde. Podemos, assim, ter velocidade maior das obras. Isso nos dá convicção para funcionamento em janeiro de 2026. Acredito que o prazo de um ano para uma intervenção deste tamanho é bastante razoável. Sabemos da importância da entrega.” Segundo Ramuth, o modal passará por testes no último trimestre deste ano.
O BRT-ABC percorrerá um corredor exclusivo entre o Terminal de São Bernardo, no Centro, e os terminais Tamanduateí (conexão com a Linha 10-Turquesa, da CPTM, e Metrô) e Sacomã, do Metrô. A implantação do novo modal prevê um total de 16 estações de parada e três terminais, beneficiando, inicialmente, mais de 170 mil passageiros por dia, dentro de trajeto em até 40 minutos no sistema expresso. O ramal será gerenciado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) e implementado e operado pela empresa Next Mobilidade.
ALTERNATIVAS – Com o avanço das obras do BRT-ABC na Avenida Lauro Gomes, a via opera, provisoriamente, em sentido único (São Caetano – Centro de São Bernardo). Inicialmente, o prazo é de até seis meses de intervenções. A administração municipal estuda alternativas para minimizar o impacto das ações, entre elas a implantação de binário com a Avenida Senador Vergueiro.
LINHA 20-ROSA – Durante a visita, o governador em exercício Felicio Ramuth pontuou que a entrega do BRT-ABC não inviabiliza o avanço da proposta de construção da Linha 20-Rosa, do Metrô. “Continuamos trabalhando o Metrô da Linha 20, que é a solução definitiva.” De acordo com o projeto, a Linha 20 tem início na Estação Celso Daniel, em Santo André, passa por paradas em São Bernardo e vai até a região da Lapa, em São Paulo.
Share this content: