São Caetano terá veterinário no Saúde da Família e medalha com QR Code para localizar animais perdidos – O Grande ABC

São Caetano terá veterinário no Saúde da Família e medalha com QR Code para localizar animais perdidos

São Caetano é a primeira cidade da região a incluir veterinário na ESF e a primeira cidade do Estado de São Paulo a distribuir medalhas com QR Code para localizar animais perdidos – Foto: Letícia Teixeira

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, lançou nesta quarta-feira (18/1) três programas de proteção animal: o RG Animal, a inclusão de veterinários na ESF (Estratégia Saúde da Família) e um canal de denúncias contra maus-tratos. O evento foi realizado no auditório da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) Centro.

“Temos acompanhado uma evolução significativa do relacionamento humano e a questão do bem-estar animal. Trouxemos novo planejamento e novas estratégias para abordar a questão, com quadros técnicos e a estrutura desse tema dentro da Administração Pública, criando uma subsecretaria. Em 90 dias, estamos mostrando que conhecimento técnico com a estruturação de programas inéditos são fundamentais para políticas públicas efetivas. Temos uma equipe qualificada e podemos oferecer ao morador de São Caetano a certeza de que essa é uma cidade onde a causa animal tem presença efetiva”, afirmou Auricchio.  

“Além de avançarmos com nossos programas de proteção animal, colocamos a ESF, que faz a saúde da cidade, junto com a subsecretaria de Saúde Animal, para trazer as demandas do município. Além disso, mais uma vez, unimos ciência, saúde e assistência e, junto com a cadeira de veterinária da universidade, vamos trabalhar em um amplo programa que envolve inovação, tecnologia e a transformação digital da saúde da cidade”, destacou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone. 

Ações inéditas foram lançadas durante o evento: São Caetano é a primeira cidade da região a incluir veterinário na ESF e a primeira cidade do Estado de São Paulo a distribuir medalhas com QR Code para localizar animais perdidos. “Capacitamos, hoje, mais de 120 Agentes Comunitários de Saúde, que serão os responsáveis por levar os casos para discussão durante as reuniões de matriciamento e, havendo necessidade, o veterinário fará uma visita ao morador e seus pets. São Caetano mostra hoje que entende e atende as necessidades da causa animal”, destacou a subsecretária de Saúde e Bem-Estar Animal, Alexandra Gimenez da Costa.

Outra grande novidade, atrelada ao RGA (Registro Geral do Animal) é a medalha, que deve ser colocada junto à coleira do pet, com QR Code. Caso o animal se perca, qualquer pessoa com celular poderá fazer a leitura do qr code e enviar mensagem ao tutor via WhatsApp ou e-mail. A solicitação do RGA deve ser feita pelo site da prefeitura e está disponível para todos os moradores do município.  

“Mais um conjunto  de ações inovadoras do governo que vai se somar ao Hospital Veterinário e Unidade Básica de Saúde Animal, que em breve serão inauguradas.  Ações que certamente a população de São Caetano almeja muito. Hoje, segundo dados do IBGE, pelo menos, 50% dos domicílios no Brasil tem algum cachorro e 25% têm gatos. E a universidade continua, de alguma forma, contribuindo com o poder público em diversas ações. Teremos a oportunidade de atuar junto à ESF com nossos alunos de medicina veterinária estagiando, sendo mais uma forma da USCS poder contribuir de uma forma que vai além do ensino, podemos prestar serviços à população”, afirmou o reitor da USCS, Leandro Prearo.  

“Nossa universidade é motivo de orgulho. A parceria exitosa com a causa animal vai ganhar mais forças em breve, com a inauguração do Hospital Veterinário, onde tive a oportunidade de poder contribuir com emenda parlamentar para a construção. Me sinto feliz em poder contribuir com a proteção animal de nossa cidade e mostrar o quanto avançamos no tema. Percorri mais da metade das cidades do estado de São Paulo não vi nenhuma, nem mesmo as grandes, com tantos programas de bem-estar animal como nossa cidade oferece”, afirmou o Deputado Estadual, Thiago Auricchio. 

Durante o evento também foi lançado o canal de denúncias, onde será possível detalhar maus-tratos em formulário eletrônico, disponível no site da prefeitura, para que seja apurado o caso.