Artigo | Rio Grande da Serra pode ter uma Santa Casa? – O Grande ABC

Artigo | Rio Grande da Serra pode ter uma Santa Casa?

Coluna do Erick de Paula

Há muito se fala da possibilidade da nossa cidade ter um hospital,  hoje a estrutura de saúde do nosso município está bem melhor que há 20 anos porém, com muitos desafios. Um dos principais é a gestão da saúde pública.

Hoje nosso município conta com uma rede de UBSs – Unidade Básica de Saúde em bairros e uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento conquistada com muito custo.

Tivemos uma Unidade do SAMU que perdemos nos últimos 12 anos  ficou localizada na Cidade de Mauá e felizmente hoje está de volta no município proporcionando agilidade no atendimento podendo salvar mais vidas.

Mas o que a Santa Casa tem a ver com toda essa história? Iniciamos há pouco algumas conversas com pessoas ligadas a área da saúde na cidade, lideranças da igreja católica e da comunidade Cristo Rei e dessa junção nasceu a idéia de ter uma Santa Casa em Rio Grande da Serra. Homenageando o Padre Jose Edegar Ferrari, pároco da cidade entre as décadas de 80 e 90.

Com o apoio do Padre José Oswaldo, o Padre Luiz e da Irmã Lenir realizamos a assembléia de constituição e fundação da Santa Casa que aconteceu no dia 18 de Fevereiro de 2022 no Salão Paroquial da Igreja Matriz. Estiveram presente varias autoridades e lideranças comunitárias, o Rotary marcou presença e também indicou pessoas para a direção.

Agora a Santa Casa de Rio Grande da Serra Padre Jose Edgar Ferrarri já é uma realidade com Estatuto e Diretoria, na fase de registro civil para seguir os próximos passos.

A sede provisória será na antiga casa paroquial, gentilmente cedida pelo Padre Jose Oswaldo e que tão logo possamos adequar para os primeiros atendimentos que vão ser inicialmente com consultas médicas com hora marcada.

Um dos principais desafios e empenho será o de contribuir com as Ações de Políticas Publicas de Saúde em nossa Cidade.

Sobre o autor

Erick de Paula é colunista do Portal O Grande ABC, Presidente da Santa Casa de Rio Grande da Serra, Gestor Público Pós Graduando em Gestão de Saúde Pública e Conselheiro Municipal de Saúde Eleito. Acompanhe o trabalho de Erick de Paula também nas redes sociais:
Facebook e Instagram: @erickdepaulapt
Twiter: @erickdep
Facebook: @santacasariograndedaserra

This will close in 10 seconds