São Caetano conquista título de cidade mais segura do Brasil – O Grande ABC

São Caetano conquista título de cidade mais segura do Brasil

Além disso, o município alcançou o segundo lugar em Educação e Economia, o quarto em Saúde e Governança, e o sexto no Geral – Foto: Letícia Teixeira/PMSCS

ão Caetano do Sul conquistou o título de cidade mais segura do Brasil no 7º Connected Smart Cities, ranking que mapeou o País considerando os setores estruturantes para o desenvolvimento de cidades inteligentes. Além disso, o município alcançou o segundo lugar em Educação e Economia, o quarto em Saúde e Governança, e o sexto no Geral, que abrange 11 áreas.

A premiação foi realizada nesta quarta-feira (1/9), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e reuniu prefeitos, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O Connected Smart Cities, mais importante iniciativa de cidades inteligentes do Brasil, é realizado pela Urban Systems em parceria com a Necta.

“Pensamos São Caetano para o presente e, principalmente, para o futuro. Trabalhamos com indicadores e planos de metas e o planejamento é preparado por meio dos sistemas e instrumentos da administração pública, como PPA, LDO e LOA. Monitoramos as ações governamentais com foco no resultado, em políticas que, de fato, resultem na melhora da vida das pessoas. Fazemos mais ações com menos recursos”, afirmou o prefeito Tite Campanella, que participou da cerimônia.

O ranking considera as cidades com mais de 50 mil habitantes (666 municípios), com o objetivo de definir as com maior potencial de desenvolvimento. Os 11 eixos temáticos são Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo e Governança.

Para a elaboração do Ranking Connected Smart Cities, foram mapeadas as principais  publicações internacionais e nacionais sobre o tema de cidades inteligentes, cidades conectadas, cidades sustentáveis, cidades humanas e demais artigos sobre o assunto.

Localizada na região metropolitana da Grande São Paulo e no Grande ABC, São Caetano possui o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. Além de bons números na Segurança, o município possui bons índices na Educação, Saúde e Renda, que impactam diretamente na métrica do IDH.

SEGURANÇA

Na Segurança, destacam-se os baixos índices de homicídios: 7,4 para cada 100 mil habitantes; mortes no trânsito: 3,7 para cada 100 mil habitantes; e o investimento no setor, que inclui o Centro de Gerenciamento de Emergências, inaugurado em 2020, que opera 364 câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos.

Destaque ainda para a integração das Forças de Segurança e a manutenção de convênios que permitem que policiais e guardas civis municipais atuem em dias de folga (Atividades Delegada e Diferenciada, respectivamente), o que amplia os efetivos nas ruas. 

EDUCAÇÃO

São Caetano tem uma das notas mais elevadas no IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) nos anos finais: 6,2. A taxa de abandono é de 0,5% no 1º ano do Ensino Médio público, o investimento per capita soma quase R$ 3 mil, e a disponibilização de computadores, tablets e outros dispositivos tecnológicos para alunos da rede pública.

SAÚDE

Na Saúde, São Caetano conta com mais de 6 leitos para cada mil habitantes (a OMS recomenda entre 3 a 5 leitos para cada mil). São 534 médicos para cada cem mil habitantes, mortalidade infantil de 1,9 óbitos para cada mil nascidos vivos, e investimento de R$ 2.560 por pessoa.

ECONOMIA

São Caetano registra crescimento no setor econômico: 14,7% novas empresas de tecnologia, 10,7% novas empresas de economia criativa, 18,7% de Microempreendedores Individuais (MEIs), aumento de empregos de 6,41% em 2021, e 94,1% de independência dos empregos do setor público, com 0,83 empregos formais para cada habitante economicamente ativo.