Em Diadema, moradores do Eldorado querem melhoria no transporte coletivo – O Grande ABC

Em Diadema, moradores do Eldorado querem melhoria no transporte coletivo

A melhoria no transporte coletivo foi a principal sugestão dos moradores no bairro do Eldorado ao responderem o questionário do portal participa.diadema.sp.gov.br/mobilidade, que está recolhendo propostas para a construção do Plano de Mobilidade Urbana de Diadema.

Maria da Paz quer a redução do valor da tarifa dos ônibus e a retirada da catraca dos terminais que lhe custa mais R$ 1,15. “Também precisa de mais ônibus. Uso as linhas 182 e 31 e a partir das 5 horas da tarde os ônibus estão sempre lotados”. E no final de semana ocorre o contrário e ela espera mais de uma hora no terminal.

Daniel volta para casa nos ônibus das linhas 10 ou 11 por volta das 18h15. “O terminal é um caos, as filas dão volta uma em cima da outra, a espera é grande e os ônibus estão superlotados, fica todo mundo como sardinha em lata”. 

Já José Luiz, que pega o ônibus para o terminal por volta das 14h, reclama que os horários são muito espaçados. “Uso o 182 ou o 31D até o terminal Diadema e eles demoram muito para passar”. Ele também quer a melhoria das calçadas, que são péssimas e só tem buracos. “Já cai numa calçada irregular e me machuquei”.

Calçadas e cadeirantes

Calçada ruim também é uma das reclamações do Paulo: “Não existe espaço na calçada, os carros tomam conta e não tem como a gente andar”. Airton também quer a melhoria de acessibilidade nas calçadas. “O cadeirante tem de ir para a rua. Eles parecem excluídos da sociedade, parece que são invisíveis e ninguém vê e não dá atenção”. 

Milton também quer a calçada seja destinada aos pedestres: “Não tem como andar nas calçadas por causa dos carros e o pedestre tem de ir para a rua”. Ele também é contra a cobrança do estacionamento rotativo: “A Prefeitura tem de arrumar outro jeito de angariar fundos e não dessa forma, cobrando para estacionar o carro na via pública”.

Tendas e audiências

Todas essas sugestões já estão no portal participa.diadema.sp.gov.br/mobilidade, que estará recebendo propostas até o final do mês. Para participar, é só entrar no portal e responder o questionário.

Para estimular os moradores a participar do Plano de Mobilidade Urbana, a Secretaria de Transporte também vai realizar audiências virtuais regionais e com os setores organizados da cidade. 

This will close in 10 seconds