Malha cicloviária de São Paulo atinge 681 km e é a maior do Brasil – O Grande ABC

Malha cicloviária de São Paulo atinge 681 km e é a maior do Brasil

Plano de metas 2021/2024 prevê incremento de mais 300 km para a cidade – Foto: Agência Brasil

São Paulo destaca-se por ter  a maior malha cicloviária do país, com 681 km de extensão, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O Plano de Metas 2021/2024 da Prefeitura prevê um incremento de mais 300 km. O objetivo é tornar a bicicleta uma alternativa de transporte viável, segura e saudável para toda a população, seja como único meio de locomoção em trajetos curtos e médios ou como possibilidade de se integrar aos demais meios de transporte como ônibus, trem e metrô.

O plano de ampliação da rede e da infraestrutura dedicada às bicicletas leva em consideração o aumento do uso do modal nos últimos anos e a tendência de crescimento no futuro próximo, sempre em prol da segurança de todos, especialmente aqueles que ficam mais vulneráveis no compartilhamento das ruas.

Desde o lançamento do Plano Cicloviário, em dezembro de 2019, foram entregues 177 km de novas conexões, que incluem ciclovias e ciclofaixas. Também foram requalificados 320 km das estruturas já existentes. As novas conexões e as pistas revitalizadas recebem o novo padrão de sinalização: têm tachões a cada metro, no caso das ciclofaixas, e pintura em vermelho somente na proximidade dos cruzamentos. Além de servir de alerta para ciclistas e motoristas, a demarcação melhora a aderência das bicicletas, principalmente em dias de chuva. Sempre que necessário, para criação ou requalificação das ciclofaixas, são feitos os recapeamentos e as reformas de guias e sarjetas.

Fonte: Agência Brasil