UFABC empresta notebook para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica – O Grande ABC

UFABC empresta notebook para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (ProAP) realizou, entre os dias 16 e 18 de setembro, a entrega dos primeiros 158 notebooks emprestados a estudantes que se inscreveram na modalidade Auxílio Inclusão Digital, do Programa de Apoio ao Estudante da UFABC (Universidade Federal do ABC).

A ação tem como objetivo atender estudantes da graduação e da pós-graduação que necessitem de equipamentos para o acompanhamento de componentes curriculares oferecidos remotamente durante o Quadrimestre Suplementar (QS), período letivo que se iniciou na última segunda-feira (21) e se estende ao longo das próximas doze semanas.

Após a experiência dos Estudos Continuados Emergenciais (ECE) desenvolvidos de forma remota entre 20 de abril e 06 de junho, o QS foi aprovado em 13 de julho pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Resolução ConsEPE nº 240/ 2020), para implementação no contexto da suspensão das atividades presenciais da Universidade por tempo indeterminado (Portaria da Reitoria nº 394/ 2020).

Por conta do distanciamento social ainda necessário para conter a propagação da Covid-19, o QS prevê que as atividades de graduação e pós-graduação da UFABC sejam realizadas, excepcionalmente, por meio de interações remotas. Para tanto, é de fundamental importância considerar, além da excelência acadêmica, a inclusão de estudantes em situação de vulnerabilidade e exclusão digital.  

Segundo o pró-reitor Acácio Santos, o empréstimo de notebooks neste momento “é parte do Programa de Políticas Afirmativas da PROAP e se soma a outras ações que visam à permanência qualificada de estudantes na UFABC”. E completa: “precisamos defender a universidade pública e a melhor forma é fazendo com que ela cumpra o seu papel na construção de uma sociedade mais justa.” 

Sobre a iniciativa, o servidor técnico-administrativo Wellington Gonçalves, que é chefe da Divisão Administrativa da ProAP, destaca: “Eu tenho certeza de que, por meio de ações como essa, a nossa missão institucional vai chegando mais longe, e cada um de nós que participa disso se torna um agente transformador na vida de muitos estudantes e de muitas famílias brasileiras”.

Ainda segundo Wellington, outro edital terá objetivo de selecionar mais estudantes que necessitem de notebooks para o acompanhamento das atividades do Quadrimestre Suplementar.

One thought on “UFABC empresta notebook para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Comments are closed.