Ribeirão Pires reforça serviços de orientação e fiscalização na retomada gradual dos comércios – O Grande ABC

Ribeirão Pires reforça serviços de orientação e fiscalização na retomada gradual dos comércios

A Prefeitura de Ribeirão Pires reforçou nessa segunda-feira, 15/06, o trabalho das equipes de fiscalização para acompanhar o primeiro dia de reabertura gradativa de atividades comerciais e de serviços na cidade. Os profissionais priorizaram, neste momento, a orientação sobre as regras estabelecidas por meio do Decreto Municipal Nº 7.013/2020, que segue as diretrizes do Plano São Paulo, do Governo do Estado.

A partir desta segunda-feira, até o dia 28/06, Ribeirão Pires e municípios do ABC estão na “Fase de Controle – Laranja” do Plano São Paulo. Além de monitorar o cumprimento dos protocolos sanitários e de segurança por estabelecimentos com permissão para funcionar – parcialmente, para as atividades liberadas na etapa laranja, ou de forma integral (serviços essenciais), também foram fiscalizados comércios e serviços não autorizados a abrir ao publico nesta fase (salões de beleza, por exemplo).

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Wanessa Isídio, o setor de fiscalização de Posturas seguirá monitorando as atividades. “Com operações de orientação e fiscalização, nosso objetivo é que todas as regras de funcionamento do comércio sejam cumpridas no combate à pandemia”, explicou.

Além de comércio e serviços essenciais que mantiveram atendimento presencial, dentro de normas rigorosas, durante os períodos de quarentena do Estado, nesta chamada “Fase de Controle – Laranja” podem funcionar escritórios (com agendamento prévio, das 10h às 14h), concessionárias de veículos (das 13h às 17h), atividades imobiliárias (com agendamento prévio, das 10h às 14h), comércios de rua (das 11h às 15h), shoppings e galerias (das 14h às 18h).

Comerciantes devem respeitar os protocolos sanitários e de segurança estabelecidos no Plano São Paulo. Para cada tipo de atividade, há regras a serem seguidas, como o horário restrito de funcionamento a 4 horas; disponibilização de álcool gel 70% nas entradas dos estabelecimentos; funcionamento de apenas 20% da capacidade do comércio; controle do acesso de pessoas dentro dos espaços – mantendo distanciamento social entre as pessoas de 1,5 metros; uso de máscaras por todos; entre outras medidas.

A Prefeitura publicou os protocolos completos para cada tipo de atividade, que devem ser seguidos pelos estabelecimentos (clique aqui e confira!). 

Não estão autorizadas atividades abertas ao público em bares, lanchonetes, restaurantes e similares (somente permitido delivery e/ou drive-thru); salões de beleza; academias; teatros e espaços culturais; salões de festa; espaços que gerem aglomerações.

A população pode contribuir com o trabalho das equipes de fiscalização denunciando o descumprimento das medidas de segurança e de higiene pelo WhatsApp 9-7412-9601.

This will close in 10 seconds