Consórcio ABC e UFABC fazem parceria com CPTM para ampliar divulgação da plataforma COVIData – O Grande ABC

Consórcio ABC e UFABC fazem parceria com CPTM para ampliar divulgação da plataforma COVIData

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Universidade Federal do ABC (UFABC) lançaram nesta quinta-feira (7/5) uma campanha regional para divulgação da ferramenta COVIData, usada para acompanhar o andamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na região. Em parceria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a entidade regional e a instituição de ensino disponibilizaram banners explicativos sobre a plataforma digital em estações da Linha 10 – Turquesa.

As peças destacam que, ao apresentar sintomas como tosse, febre alta, falta de ar e dor no peito, as pessoas podem fazer sua triagem virtual por meio do COVIData. Os banners apresentam o endereço eletrônico da ferramenta (covidata.ufabc.edu.br) e um QR Code, que permite o acesso por meio da aproximação da câmera do celular ao código.

O COVIData foi desenvolvido pela UFABC e lançado na semana passada, em parceria com o Consórcio ABC. O objetivo da ferramenta é classificar, por meio de um questionário, casos suspeitos e não suspeitos de Covid-19. As informações coletadas incluem sintomas de saúde do cidadão e sua localização, entre outras, que são utilizadas para a análise da dispersão da doença na região. 

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, parabenizou os pesquisadores e alunos da UFABC responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta e ressaltou que a parceria com a CPTM ajuda a popularizar a plataforma entre os moradores da região.

“O COVIData representa um ganho muito grande para a nossa região, pois complementa a atualização dos números de Covid-19 na região”, afirmou Maranhão.

Coordenadora do projeto, idealizado juntamente com os alunos da universidade, a professora Fernanda Almeida fez um balanço sobre os primeiros sete dias de utilização da ferramenta. 

“Nesse período foram coletadas mais de 3.500 triagens, incluindo outras regiões do país. Reunimos somente aquelas localizadas no Grande ABC, com remoção de inconsistências e duplicatas, o que totalizou 1.201 triagens, sendo 490 classificadas como casos suspeitos de Covid-19”, explicou a professora da UFABC.

Conforme a localização do cidadão, o sistema disponibiliza informações sobre os equipamentos de saúde que estão mais próximos. Além disso, possibilita identificar os locais com maior concentração de casos nas sete cidades, além de antecipar ações e otimizar o uso dos recursos de saúde, especialmente os hospitalares.