Grande ABC ganha plataforma para acompanhamento da Covid-19 na região – O Grande ABC

Grande ABC ganha plataforma para acompanhamento da Covid-19 na região

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em uma parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC), lançou na tarde desta quarta-feira (29) uma plataforma de acesso web criada por professores e alunos da Universidade para acompanhar o andamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) nas sete cidades.

Chamada de COVIData, a ferramenta será disponibilizada através de um sistema online e poderá acessada através do URL: https://covidata.ufabc.edu.br/. No sistema, estará disponível um questionário para coletar informações como sintomas de saúde do cidadão e sua localização, entre outras, para a análise doença nas setes cidades do ABC. O cadastro permite o monitoramento continuado do paciente.

Segundo a professora responsável pela coordenação da ferramenta, Fernanda Almeida, a COVIData também irá mapear pessoas e classificá-las em diferentes grupos: aquelas que não são suspeitas de estarem contaminadas, os casos com suspeitos leves, suspeitos moderados e suspeitos graves.

Desta forma, o sistema feito por professores e alunos de pelo menos quatro cursos de graduação da UFABC realiza um monitoramento da localização geográfica da dispersão de casos na região, possibilitando identificar os locais com maior concentração de casos nas sete cidades, e assim antecipar ações e otimizar o uso dos recursos de saúde, especialmente os hospitalares.

Munícipes das setes cidades serão também orientados a seguir novos passos para, se possível, serem encaminhados para os órgãos competentes de cada cidade.

Vale destacar que a COVIData conta com um sistema totalmente adaptável para receber novas funcionalidades. A plataforma pode ser acessada pelo computador ou pelo navegador do celular sem necessidade de nenhum software adicional.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, destacou que a ferramenta é um exemplo da importância da atuação das universidades em benefício da sociedade, pois possibilita mapear a doença nas sete cidades. “É uma ferramenta fundamental para colocarmos em prática nosso protocolo de ação na região e conseguirmos mais eficiência nas iniciativas realizadas”, afirmou. 

O reitor da UFABC, Dácio Matheus, ressaltou que o Consórcio ABC tem sido um parceiro importante da universidade desde o início da pandemia. “Sem informações científicas nós caminhamos no escuro. A academia está a serviço do bem comum e da nossa população”, afirmou, destacando que essa é uma das 52 iniciativas que a instituição de ensino desenvolve para o combate à Covid-19. 

This will close in 10 seconds