Segunda fase da vacinação contra gripe começa nesta quinta-feira no ABC – O Grande ABC

Segunda fase da vacinação contra gripe começa nesta quinta-feira no ABC

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa nesta quinta-feira (16/4). A nova fase da iniciativa é destinada a doentes crônicos, população prisional, funcionários do sistema penitenciário, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

De acordo com o Ministério da Saúde, até a última segunda-feira (13/4), 18,9 milhões de idosos já tinham sido vacinados contra a gripe no país, o que corresponde a 90,66% de cobertura para esse público. Na primeira fase da campanha também foram vacinados 3,8 milhões de trabalhadores da saúde, totalizando 75,5% da meta. 

A campanha foi iniciada em 23 de março, antecipando a vacinação dos idosos e trabalhadores da saúde, como ação de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).  A vacina não tem eficácia contra o coronavírus, ressalta o Ministério da Saúde, mas auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, pois os sintomas são semelhantes. Além disso, a imunização ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e secretário da pasta em São Bernardo do Campo, Geraldo Reple Sobrinho, destacou a importância da vacinação. “A população tem que se conscientizar a aderir à campanha. A prevenção é sempre muito mais eficiente do que qualquer medicamento para gripe”, afirmou.

A terceira fase da campanha ocorrerá a partir de 9 de maio, que será o “Dia D” de mobilização nacional para a vacinação contra a gripe. A última etapa vai contemplar professores, crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas acima de 55 anos e pessoas com deficiência. A campanha segue até 22 de maio para todos do público-alvo.

This will close in 10 seconds