EMTU/SP promove ações neste mês para celebrar o Dia Internacional da Mulher – O Grande ABC

EMTU/SP promove ações neste mês para celebrar o Dia Internacional da Mulher

A EMTU/SP programou neste mês diversos eventos em terminais metropolitanos para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Os eventos ocorrerão entre os dias 4 e 11 deste mês, a fim de chamar a atenção para temas importantes como a violência doméstica, feminicídio e combate ao câncer de mama. 

O Terminal Metropolitano Jabaquara receberá na quarta-feira (4), das 10h às 14h, as representantes do Programa Bem Querer Mulher que abordam a violência e o feminicídio. Rodas de conversas e distribuição de materiais informativos serão as formas da instituição de incentivar as passageiras a denunciar agressões, ameaças e assédio. 

Na quinta-feira (5), no Terminal Metropolitano São Mateus, agentes da Associação Rosa Mulher esclarecerão aspassageiras, das 10h às 14h, sobre os riscos relacionados ao câncer de mama e as formas de prevenção dessadoença que mais atinge as mulheres mundialmente. No local, haverá distribuição de materiais explicativos e técnicas para realizar o autoexame. 

A ação proposta da Associação Viva Melhor também será a orientação sobre os sintomas e cuidados para detectar o câncer de mama. O evento está marcado no Terminal Metropolitano Santo André Leste, na sexta-feira (6), das 10h às 14h. Um dos destaques da ação é o “Mama Amiga”, um protótipo de seio que ajuda na explicação do autoexame para identificar grãos, nódulos e outras anomalias que podem indicar a doença.Também haverá distribuição de folders, acolhimento às mulheres acometidas pelo câncer de mama, além deorientação para participar do programa de empréstimo de perucas e doação de próteses às pessoas em tratamento. 

Para fechar as atividades do “Dia Internacional da Mulher”, representantes da Casa Beth Lobo (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência) divulgarão dados da mortalidade feminina e distribuição de folhetos sobre a violência contra as mulheres aos passageiros do Terminal Metropolitano Piraporinha, em Diadema, na quarta-feira (11), das 10h às 13h. A instituição é coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania – subordinada à Prefeitura de Diadema. 

Serviço 

Evento – Dia Internacional da Mulher

Data: 04/03 

Horário: 10h às 14h 
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara 
Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n° – Jabaquara – São Paulo/SP 

Evento – Dia Internacional da Mulher 

Data: 05/03 

Horário: 10h às 14h 

Local: Terminal Metropolitano São Mateus 

Endereço: Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo/SP 

Evento – Dia Internacional da Mulher 

Data: 06/03 

Horário: 10h às 14h 

Local: Terminal Metropolitano Santo André Leste 

Endereço: Rua Visconde de Taunay, s/n – Centro – Santo André 

Evento – Dia Internacional da Mulher 

Data: 11/03 

Horário: 10h às 13h 

Local: Terminal Metropolitano Piraporinha (Diadema) 

Endereço: Av. Piraporinha, nº 1.956 – Piraporinha (Diadema)