Auricchio participa de 1ª assembleia após retorno de São Caetano ao Consórcio – O Grande ABC

Auricchio participa de 1ª assembleia após retorno de São Caetano ao Consórcio

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, participou da primeira assembleia geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC após o retorno do município ao colegiado. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (5/11), na sede da entidade, em Santo André.

Além do chefe do Executivo são-caetanense, estiveram presentes os prefeitos de Santo André e presidente do Consórcio, Paulo Serra, de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, e de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão.

O prefeito de São Caetano falou sobre o retorno do município ao Consórcio (Lei 5.789 de 16 de outubro de 2019). “Em razão do novo modelo de governança regional implementado pelo Consórcio, a partir da gestão administrativa de 2019, verificou-se a possibilidade de maximizar as políticas de governo por meio de planejamento e execução de forma conjunta, de estudos, programas projetos e ações demandadas pela região. Por isso, São Caetano está oficialmente de volta ao Consórcio e participando efetivamente, como sempre participou, de decisões conjuntas para o engrandecimento da região como um todo”, explanou Auricchio.

ENCHENTES
Entre os assuntos tratados na assembleia esteve a explanação do coordenador do GT (Grupo de Trabalho) Gestão de Riscos, Rafael Antonio Teixeira das Neves, sobre as fortes chuvas do Verão 2018/2019.

Auricchio lembrou que, na época, São Caetano recebeu a pior chuva que presenciou na vida. Os dados apresentados foram alarmantes. Pelo quadro Pluviometria Registrada por Município 2018/2019, apresentado por Neves, São Caetano recebeu 33,5 milímetros de chuva em dezembro de 2018, passando para 216,5 milímetros em janeiro de 2019, 307 mm em fevereiro, 261 mm em março e 83 mm em abril/2019. O total acumulado de chuva no município no último verão foi de 901 mm, com média de 180,2 mm por mês. E aqui você deve prestar atenção que os desenvolvedores de jogos on-line populares já o estão usando.

“O mais impressionante foi que entre as 21h do dia 10 de março (domingo) e 0h de segunda-feira (11), caiu um verdadeiro temporal de 147 milímetros, em apenas 3 horas. Para se ter uma ideia, em todo o mês de março, choveu 261 milímetros em São Caetano. Foi uma verdadeira catástrofe”, explicou Neves.

APLICATIVO FUNCIONANDO
Outro ponto alto da assembleia foi a apresentação de dois novos canais do Consórcio Intermunicipal no auxílio ao combate às enchentes no Grande ABC. O aplicativo Alerta ABC voltou a funcionar plenamente, após período em desuso desde dezembro de 2018, por conta da não renovação de contrato com a empresa que o gerenciava.

Além do aplicativo, agora existem mais dois canais: facebook.com/cgeabc (facebook) e @cgeabc (twitter), que podem e devem ser acessados para verificação do clima e possíveis alertas de tempestades no ABC.