De olho nas 7 cidades

São Caetano realiza 1ª reunião do Conselho de Segurança Municipal e reforça integração no combate à criminalidade

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, realizou a primeira reunião do COSEM (Conselho de Segurança Municipal) de 2025. O encontro marcou o início das atividades do conselho neste ano, reunindo representantes das forças de segurança, do poder público e da sociedade civil organizada para tratar de estratégias conjuntas de prevenção e combate à criminalidade.

O comandante-geral da GCM (Guarda Civil Municipal), inspetor Sergio Ramos Vieira, deu boas-vindas aos novos membros do conselho destacou a importância do COSEM como uma esfera voltada à promoção da integração entre forças policiais e a sociedade civil organizada na área da segurança pública, bem como as atribuições legais do conselho. A atividade aconteceu na manhã desta terça-feira (13/05), no CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).

O inspetor-chefe da GCM apresentou o Regimento Interno do COSEM, instituído pelo Decreto nº 11.730, de 22 de novembro de 2021, também expôs um panorama das ações da Secretaria de Segurança e do Plano Municipal de Segurança Pública, instrumento estratégico alinhado ao Sistema Único de Segurança Pública, à Constituição Federal e ao Plano Diretor da cidade.

Outro ponto de destaque na reunião foi a análise dos baixos índices criminais de São Caetano do Sul, divulgados pela Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, que é o resultado direto da atuação conjunta e integrada entre as forças de segurança e o CGE. A cidade se destaca entre as mais seguras do país, reflexo do trabalho integrado entre a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, e dos investimentos do Governo Municipal em tecnologia e inteligência como CGE.

A reunião contou com a presença da diretora da Sede dos Conselhos, doutora Jodie Gonçalves; do delegado titular da Polícia Civil de São Caetano, doutor Marcelo Caio Ferrari; do comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, capitão PM Ronaldo Sales Santana; do coordenador da Defesa Civil, Juscelino Roque Brilhante; do coordenador do CGE, Cesar Wendel Delpim; do chefe de instrução do Tiro de Guerra, subtenente Anderson Sales Lima, e do comandante do Corpo de Bombeiros de São Caetano, 1° Tenente Vitor Coelho da Silva, além de representantes da sociedade civil Rotary Club, Lions Clube, Colégio de Veneráveis Mestres da Maçonaria, Conselho Tutelar, Diretores de Escolas e Professores da rede particular e Entidades Assistenciais. O secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva, estava em reunião no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

“A integração entre as forças policiais e a sociedade civil é indispensável para a eficiência das políticas públicas de segurança a fim de proporcionar uma cidade cada vez mais segura e com melhor qualidade de vida”, destacou o inspetor-chefe Douglas Bispo da Silva.

“Com o diálogo contínuo entre a comunidade e as autoridades promovido através do conselho garantimos a construção de uma cidade mais segura”, enfatizou a Jodie. O comandante-geral Viera reforçou sofre a importância da participação da sociedade civil organizada no COSEM.

“O COSEM é um órgão consultivo e deliberativo vinculado à Secretaria de Segurança, responsável por propor ações que estimulem a participação cidadã em projetos de prevenção ao crime, além de receber sugestões da sociedade e encaminhá-las aos órgãos competentes, fortalecendo o elo entre a população e as instituições de segurança pública”, evidenciou o comandante.

Fotos: Gabriela Gonçalves

Share this content: