Estado de São Paulo

Ex-prefeito de Santo André-SP, Paulo Serra cresce quase 2 pontos em pesquisa para Governo de SP

Tucano chega a pontuar 7,1% no cenário estimulado, segundo levantamento da Paraná Pesquisas, ultrapassando players como o atual vice-governador, Felício Ramuth (PSD), e o presidente da Alesp, André do Prado (PL)

Levantamento divulgado nesta terça-feira (6/5) pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que o ex-prefeito de Santo André-SP Paulo Serra (PSDB) cresceu 1,7 ponto percentual na disputa pelo Governo do Estado de São Paulo. O tucano, que em estudo anterior pontuava 3% num dos cenários com o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), alcançou 4,7% das intenções de voto dos paulistas. O crescimento aconteceu num intervalo de apenas um mês.

Serra é citado em todos os seis cenários da mais recente pesquisa do Paraná e chega a 7,1% da preferência dos eleitores. O tucano faz frente a players como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), Pablo Marçal (PRTB), os ministros Alexandre Padilha (PT) e Márcio França (PSB), e ultrapassa o atual vice-governador, Felício Ramuth (PSD), e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado (PL).

Na primeira análise estimulada, Serra é lembrado por 4% dos paulistas para assumir o comando do Palácio dos Bandeirantes em 2027. Em abril, o tucano pontuava 3%. Tarcísio aparece com 42,1% das intenções de voto. No mês passado, era 37,8%.

Em prováveis cenários sem o atual governador na disputa – devido a uma possível candidatura à Presidência da República -, Serra chega a pontuar entre 5,5% e 7,1% (um mês atrás, ficava entre 5,1% e 6,5%).

Sem Marçal [quem a Justiça Eleitoral tornou inelegível] na disputa pelo Governo do Estado, o desempenho do ex-prefeito de Santo André dispara, chegando a empatar tecnicamente com Padilha (9,2%) – um dos nomes mais cotados pelo PT para disputar o Poder Executivo paulista no ano que vem.

Na análise de Serra, o levantamento divulgado nesta terça-feira legitima o trabalho reconhecido tanto pelos andreenses, como por todo o ABC Paulista e Região Metropolitana de São Paulo. Prefeito por dois mandatos consecutivos, o tucano encerrou seu ciclo no Paço Municipal com uma aprovação de 80,1%, segundo análise do próprio Paraná Pesquisas de dezembro de 2024:

“Fico extremamente honrado com o reconhecimento dos paulistas que, certamente, acompanharam os oito anos de nossa gestão disruptiva em Santo André, com entrega de resultados, respeito ao dinheiro público e imprimindo eficiência nos serviços prestados. Agora, chegou a hora de poder fazer mais por nosso estado. Estamos crescendo nas intenções de voto, nos consolidando, ao meu ver, como importante opção de Centro”, justifica o tucano, que preside a Executiva Estadual do PSDB paulista e é casado com a deputada estadual Ana Carolina Barreto Serra (Cidadania-SP).

Metodologia

O levantamento do Paraná Pesquisas foi realizado de forma presencial, com 1,7 eleitores, em 86 municípios do estado de São Paulo, entre 1°/5 e 4/5. O grau de confiança da análise é de 95%, com margem de erro de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Harvard

Desde quinta-feira (1º/5), Serra está nos Estados Unidos, cursando especialização na Universidade de Harvard. Na volta ao Brasil, programada para daqui um mês, tucano trará na bagagem novos conhecimentos sobre Parcerias Público-Privada (PPPs) – estratégia adotada por gestões estaduais de todo o Brasil para o investimento em grandes obras, sem onerar os cofres públicos e com eficiência administrativa.

Share this content: