Carreta da mamografia de São Bernardo atende 11 locais ao longo do mês de maio
Mulheres de 40 a 74 anos podem realizar o exame sem necessidade de agendamento ou pedido médico; cidade é pioneira na expansão da faixa etária para exame de rastreio de câncer de mama
Seguindo firme no propósito de qualificar a assistência em saúde na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, divulga o calendário de maio de atendimento da carreta de mamografia, equipamento municipal que circula por todo o território ofertando o exame. Desde 20 de março, São Bernardo ampliou a faixa etária para realização da mamografia para rastreio de câncer de mama, de 50 a 69 anos para 40 a 74 anos, medida pioneira no país.
A partir do dia 5 de maio, a carreta vai percorrer a cidade e atender em 11 locais diferentes. Nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) o atendimento é para exames agendados pelas próprias UBSs e também demanda espontânea. Nos dias 10, e entre 12 a 16 de maio, o atendimento é todo para demanda espontânea. Mulheres de 40 a 74 anos podem realizar o exame sem necessidade de pedido médico. Fora dessa faixa etária há necessidade de pedido médico e agendamento, que é feito pelas 35 UBSs do município.
“O exame de mamografia é muito importante na detecção precoce do câncer de mama. Ampliar a idade para que as mulheres possam fazer de rotina, antes mesmo de notar qualquer alteração, é uma medida para salvar vidas”, frisou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn. A carreta realiza 80 exames ao dia, sendo 40 na parte da manhã e 40 na parte da tarde. A programação de locais pode ser conferida no link portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/ .
SAÚDE DA MULHER – Ampliar a faixa etária da mamografia de rotina para rastreio de câncer de mama foi apenas uma das muitas medidas que o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, já tomou em benefício da saúde das mulheres. Em 8 de março, ele realizou a entrega do primeiro mamógrafo do Hospital da Mulher; também nesta data assinou a ordem
de serviço de reforma do telhado do hospital, que resultou na entrega, em 30 de abril, de 22 leitos e 10 quartos reformados, após a solução dos problemas de infiltração e vazamento.
A cidade também ganhou a primeira Casa de Passagem Enfermeira Vanessa de Cássia Fontes, que oferece abrigamento emergencial para mulheres (e, eventualmente, seus filhos e pets) vítimas de violência. O serviço é acionado quando a Polícias Militar ou a GCM (Guarda Civil Municipal) atendem ocorrências após às 18h ou aos finais de semana. O espaço, que fica na Rua Dom Luís, 201, tem funcionamento 24 horas, todos os dias da semana, com dormitórios, banheiros e brinquedoteca, bem como suporte assistencial e psicológico.
Confira a programação da Carreta da Mamografia de São Bernardo, sempre das 8h às 17 horas:
05 e 06 de maio
UBS Planalto – Rua Oragnof, 480 – Planalto
07 de maio
UBS Vila Dayse – Rua Vicente de Carvalho, 255 – Vila Dayse
08 e 09 de maio
Shopping São Bernardo – Avenida Rotary, 624
10 de maio (excepcionalmente, das 9h às 15h)
Evento da Casa da Mulher Paulista
Av. Senador Ricardo Batista nº 300 – Assunção
12 a 16 de maio
Praça da Igreja Matriz – Praça da Matriz, s/nº
19 e 20 de maio
UBS Taboão – Av. do Taboão, 4281 – Taboão
21 de maio
UBS Pauliceia – Rua Miragaia, 834 – Pauliceia
22 e 23 de maio
UBS Finco – Rua Fortunato Benevenuto Finco, 151 – Bairro Finco
26 e 27 de maio
UBS Alves Dias – Rua Alexandre Bonício, 133 – Alves Dias
28 e 29 de maio
UBS Vila Marchi – Rua Nestor Moreira, 480 – Vila Marchi
30 de maio
UBS Batistini – Rua Manuel Carneiro, 120 – Batistini
Share this content: