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Grande ABC divulga dados da inadimplência em setembro

Estudo é realizado pelo CDL São Caetano do Sul e apoiado pela Agência de Desenvolvimento 

O número de inadimplentes residentes na região da Grande ABC cresceu 1,32% na passagem de agosto para setembro. O dado havia caído nos últimos quatro meses, entretanto, volta a crescer e alerta para a importância de soluções, como o fortalecimento da educação financeira na região.

As informações são do estudo de inadimplência na região, realizado pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de São Caetano do Sul, com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) permitem maior previsibilidade e olhar estratégico nas finanças dos moradores na região.

Na região Sudeste, na mesma base de comparação, a variação foi de 0,67%. Já na comparação com setembro de 2023, o número caiu ‐0,88. O dado ficou acima da média da região Sudeste (‐1,37%) e abaixo da média nacional (‐0,32%).

Com relação ao número médio de dívidas por devedores, em setembro de 2024, cada consumidor inadimplente residente na região da Grande ABC tinha em média 2,157 dívidas em atraso. O número ficou acima da média da região Sudeste (2,140 dívidas por pessoa inadimplente) e acima da média nacional registrada no mês (2,106 dívidas para cada pessoa inadimplente).

Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Caetano do Sul, Alexandre Damásio, a importância do monitoramento está na possibilidade de termos um histórico do hábito de consumo e pagamento dos consumidores do Grande ABC. “Somos a única região do Brasil que monitora um bloco regional mês a mês e consegue avaliar tendência e delimitar soluções, como o trabalho que vem sendo fortalecido através do Financeiramente ABC.”, explica Damásio.

Programas de iniciativa à educação financeira

O CDL e a Agência realizam o programa Financeiramente ABC. O principal objetivo é levar informações relevantes, dicas e esclarecimentos para a população sobre o consumo e planejamento de finanças.

O presidente da Agência, Aroaldo da Silva, destaca a iniciativa e a articulação com parceiros na região. “O Financeiramente vem justamente com esse objetivo de pautarmos a região sobre a necessidade da educação financeira, dialogando diretamente com a inadimplência”, comentou.

O programa, 100% regional, utiliza a linguagem de HQ para difundir informações em toda a região, com foco na educação financeira. A iniciativa será lançada com o apoio de outros parceiros, entretanto, já é possível acompanhar o @financeiramenteabc através do Instagram.

  Foto: Joédson Alves/Agência Brasil  

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