Forças de segurança municipais do Grande ABC irão trabalhar de modo integrado
Prefeituras da região assinaram termo de cooperação técnica elaborado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Segurança pública foi a pauta principal da Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC de maio, realizada na manhã desta terça-feira (13/5). Na reunião de prefeitos, foi assinado um termo de cooperação técnica que prevê promover ações integradas entre as Guardas Civis Municipais (GCMs) das cidades consorciadas e aperfeiçoamento dos processos operacionais nas atividades de prevenção criminal nos municípios da região.
Na prática, o acordo firmado autoriza as equipes de segurança municipal a entrarem e permanecerem em território de outro município que firmou o acordo. A licença para atuação em área vizinha está permitida “durante os trabalhos preventivos e repressivos” e “respeitando os limites de competência administrativa de cada ente político”.
O termo de cooperação também prevê a realização de operações conjuntas em áreas de divisa, o compartilhamento de dados e informações de interesse dos municípios consorciados para atuação preventiva e repressiva (incluindo vídeos e imagens dos sistemas de monitoramento eletrônico e denúncias de infrações) e planejamento e execução de treinamento dos agentes municipais de segurança da região.
A agenda contou com a presença do presidente do Consórcio ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, dos chefes dos Executivos municipais de Santo André, Gilvan Júnior; São Caetano do Sul, Tite Campanella; Diadema; Taka Yamauchi; Mauá, Marcelo Oliveira; Ribeirão Pires, Guto Volpi; e Rio Grande da Serra; Akira Auriani.
Também estiveram presentes o coronel Carlos Alberto Rodrigues Sanches Júnior, comandante da Polícia Militar do Grande ABC; o diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), Luiz Carlos do Carmo; do Secretário-Chefe da Casa Civil, Enrico Misasi; e dos secretários municipais de Segurança da região.
“O principal tema da reunião de prefeitos foi a Segurança Pública. O objetivo é unir esforços entre as GCMs e as polícias Civil e Militar para redução dos índices criminais na região. Isso só será possível por meio deste termo de cooperação técnica que foi assinado hoje, para que possamos entregar maior sensação de segurança à população do Grande ABC”, afirmou o presidente do Consórcio ABC, Marcelo Lima.
100 dias
Na reunião também foi apresentado um balanço dos 100 dias da atual presidência da entidade intermunicipal, sob gestão do prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, desde o dia 28 de janeiro. Entre as principais conquistas estão a reunificação do quadro consorciado com o retorno de São Bernardo e São Caetano, ingresso da Prefeitura de São Paulo ao quadro associativo, lançamento do programa Nova Indústria Grande ABC, aproximação dos os governos federal e estadual e a assinatura da carta-compromisso em defesa da Represa Billings.
Foto: Divulgação/Consórcio ABC
Share this content: